Left Right

Biografia Choki Motubo

jul 5, 2010 | Sensei Helio Greca | Biografias | No Comments

Choki Motobu
Choki Motobu nasceu em Shuri, cidade de Okinawa, em 1871. Sendo o terceiro filho do governador de Akahira, Chomo Motobu, descendente de Sho Shitsu, rei de Okinawa entre 1648 e 1668, depositários de uma antiga tradição marcial na forma de um estilo de Kenpo denominado Udon-Te (Arte do Palácio) ou Motobu-Te (Mãos da Família Motobu).
Desde muito cedo Choki manifestou uma extraordinária aptidão física e agilidade sendo apelidado de “Saru” (macaco) pelos locais. Como era o terceiro filho, não lhe foi priorizado o ensinamento do sistema de seu clã, ensinado ao primogênito. Somente aos 12 anos começou a receber lições de To-de (Okinawa-te) do seu irmão mais velho, Choyu, mas o seu feitio arrogante (que o levava a envolver-se frequentemente em disputas físicas) granjeou-lhe uma má reputação, sendo-lhe difícil tornar-se aceite como discípulo de outros professores locais de To-de. Assim, o seu progresso foi essencialmente o de um auto-didata, embora se saiba que recebeu, ocasionalmente, lições de Ankoh Itosu, Pechin Tokumine, e Kohsaku Matsumora. Choki Motobu era primo e colega de prática de um outro famoso nome do To-de – Chotoku Kyan.
Motobu Fight
Sua vida era o combate e a isso dedicava a maior parte de seus esforços. Afirma-se que sua personalidade era forte e belicosa, tendendo inclusive à violência. Sua meta única era ser o melhor lutador de Okinawa. Apesar de Ter estudado os kata tradicionais, sendo especialista no kata Naifanchi, sua grande paixão sempre foi o kumitê, tendo preferência sobre o tradicional estudo dos kata.
Sua vida foi regida por inúmeros combates e desafios. Durante seu período de juventude eram freqüentes as lutas entre diferentes escolas, das quais Choki Motobu era assíduo participante.
Motubo MakiwaraGostava de perambular à noite pelos bairros mais perigosos para enfrentar situações de perigo e lutar. Venceu inúmeros combates contra os mais diversos estilos e lutadores, de outros karatecas a praticantes de jujutsu e lutadores estrangeiros. Claro que também sofreu vária derrotas para experientes combatentes, das quais tirou várias conclusões para seu aperfeiçoamento, tendo inclusive treinado com alguns destes.
Apesar de avantajado fisicamente, treinava com pesos regularmente e era grande fã do trabalho no makiwara, do qual não se afastava muito.
Motobu tinha grande preferência por golpes com mão aberta e uraken (com o dorso do punho). O escritor David Leonardo Bárcena conta que seu aluno Katsuya Miyahira lembrava que Motobu golpeava o makiwara com o ippon ken (soco em que destaca a segunda falange do dedo indicador), com o qual praticava muitos nocautes em seus oponentes.
Motubo vs BoxeadorEm 1921, quando decidiu partir para Osaka em Honshu (a ilha central do Japão) a sua fama de lutador já corria por todo o território Ryu-kyu. Assim que chegou rapidamente começou a tornar-se conhecido e lançar desafios públicos e vencer vários dos campeões de Ju-jutsu e Boxe, sendo o combate mais famoso, contra um russo. Este lutador enorme havia vencido vários japoneses de diversas escolas e desafiava a todos para combater. Mestre Motobu, então com 50 anos, aceitou o desafio e o venceu rapidamente. Algumas fontes relatam ainda que o lutador russo morreu alguns dias depois. Esta foi uma das primeiras aparições publicas do Kenpo Karate no Japão, antes ainda da demonstração célebre de Funakoshi em 1922.
É de Choki Motobu a autoria de um dos primeiros livros de Kenpo Karate em japonês, o “Okinawa Kenpo Karate Jutsu”.
Alguns de seus alunos foram Shoshin Nagamine (10º dan Matsubayashi ryu), Katsuya Miyahira (10º dan Kobayashi Shorinryu) e Masayoshi Mitose (fundador do Kara Ho Kenpo), responsavel por levar sua arte ao ocidente.
Mestre Motobu morreu em Naha, Okinawa, por volta de 1944. Após a sua morte o seu filho Chosei Motobu e Seikichi Uehara deram continuidade ao seu trabalho, criando em 1947 o Motobu Ryu. Em 1969 Uehara fundou a Associação de Kobujutsu de Motobu Ryu.

Comments are closed.