Left Right

Biografia Richard “Huk” Planas

jul 12, 2010 | Sensei Helio Greca | Biografias | No Comments

Huk-Planas
Richard “Huk” Planas iniciou seu treinamento na cidade de Fresno – Califórnia, no início dos anos 60 sobre a tutela de Steve Labounty e Tom Kelly. Em 1969 mudou-se para o Texas para ajudar Tom Kelly a abrir uma escola em El Paso e, em seguida, para Pasadena – Califórnia, para começar a trabalhar diretamente com Ed Parker, ainda como faixa marrom.
Recebeu sua faixa preta e todas as demais graduações até o 7º dan (em 1985) do próprio Parker. É a maior graduação, não honorária ou política dada por Ed Parker a um aluno. Tornou-se administrador da escola de Pasadena por vários anos e, vice-presidente da IKKA nos ultimos 10 anos da vida de Parker.
Logo após a morte de Parker formaram-se várias associações de Kenpo, uma delas promoveu Planas a 8º dan em 1991 e, em 1995 várias federações se uniram para elevá-lo a 9º dan. Embora sua maior proeficiência seja dentro do Kenpo, ele estudou muitas outras artes marciais, como o Judô, Tai Chi, Kung Fu, Karate Shotokan, Silat e artes marciais Filipinas. Mestre Planas foi tema de um artigo na revista Black Belt em janeiro de 1992, entitulado “Quem é o herdeiro legítimo do Kenpo de Ed Parker?” E novamente com o mesmo tema em 1997 na Kenpo Rules of Motion. Colaborou com Ed Parker em dois de seua livros, Infinite Insights Into Kenpo e Ed Parkers Guide to the Nunchaku escrito em 1975.
“Huk” Planas ensina o “porque” do Kenpo, e não somente o “como”, sempre baseado nas regras e princípios de movimento desenvolvidos por Parker. Ensina o sistema original, da forma como foi desenvolvido por Ed Parker, sem as habituais mudanças feitas por outros instrutores e associações.
Seus seminários atraem verdadeiras multidões no mundo todo, além dos inúmeros instrutores que o procuram para aulas particulares e treinamento intensivo em New Orleans.
Planas Brasão
O Significado do Brasão
O Brasão do Sensei Planas tem a mesma forma básica que o de Ed Parker, mas foi modificado para sua forma se assemelhar mais com a de um escudo.
– O preto dentro do brasão simboliza a morte de Ed Parker e o dourado a ascenção de seu espírito.
– A letra K em vermelho representa tanto o Kenpo quanto o Kali, representando também com sua cor a herança de sangue Filipino de Planas.
– As armas formam um triângulo, novamente para simbolizar o lado Filipino da arte. O triângulo não está fechado, assim o conhecimento pode entrar a qualquer momento.
– O círculo é vermelho, novamente para represente linhagem de meus estudantes.
– Os ângulos em X e em + foram modiicados do brasão de Parker para enfatizar os ângulos mais usados dentro do Kenpo.
– As lâminas são prateadas para simbolize o Yin e Yang, e também para simbolize o 25º ano de planas dentro do Kenpo; o ano em que o brasão foi criado.

Comments are closed.