Left Right

Faixa Laranja

Lema:
“Entendo que sou apenas um iniciante em uma nova e fascinante arte que me direcionará a maiores obrigações e responsabilidades. Para honrar minhas obrigações e responsabilidades, entrego-me a servir meu instrutor, colegas e companheiros.”
Ed Parker

 

Técnicas de Defesa Pessoal:

1 – Arrancando Plumas - Clutching Feathers
Ataque: Pegada no cabelo com a mão esquerda

1- Postura natural recue para 6:00 horas com seu pé esquerdo em base neutra direita (right neutral bow). Simultaneamente segure (pin) com a sua mão esquerda a mão esquerda do seu oponente sobre a sua cabeça. Assegure-se que seu cotovelo esquerdo esteja ancorado. Simultaneamente com essa ação, execute com o braço direito um soco vertical com o dedo médio sobreposto (right vertical midle Knukle punch) na parte superior esquerda das costelas do seu oponente, abaixo da axila. O conjunto destes movimentos tem como objetivo criar um ângulo de distúrbio (angle of disturbance) em seu oponente.

2- Ainda em base neutra e sem perda de movimento execute com a mão direita um bloqueio vertical externo (right vertical outward block) na parte interna do braço esquerdo do seu oponente enquanto rotaciona (pivot) sua postura para base do arqueiro direita (right forward bow) e executa um golpe com a palma da mão esquerda no rosto do seu oponente (left trusting heel palm). Após esta ação posicione seu braço direito em um bloqueio externo estendido (extended outward block checking) para controlar (checking) o braço esquerdo do seu oponente.

3- Rotacione novamente sua postura para base neutra e execute com o braço direito uma varredura interna diagonal com as costas da mão (right inward diagonal back-knucle rake) no rosto ou no nariz do seu oponente. Sua mão esquerda deve se manter em guarda e em posição de controle (checking).

2 – Saudação Desencadeada - Triggered Salute
Ataque: Empurrão direto com a mão direita

1- Saindo da postura natural, quando seu oponente empurrar frontalmente seu ombro esquerdo com a mão direita, rotacione (pivot) sua postura em sentido anti-horário, avançando para 12:00 horas com seu pé direito em base neutra. Simultaneamente com esta ação, segure (pin) com sua mão esquerda junto ao seu peito a mão direita do seu oponente. Assegure-se que seu cotovelo esteja ancorado. Execute um golpe com a palma da mão direita (righ thrusting heel palm strike) no nariz do seu oponente. Seu joelho direito deve estar em posição de controle (checking) contra o joelho direito do seu oponente. Todos esses movimentos devem ser executados simultaneamente.

2- Mantendo seu cotovelo ancorado, sua mão direita se move do ponto de origem indo abaixo e através do cotovelo direito de seu oponente, com o punho assumindo a forma de garça (shape os crane), para golpear o cotovelo direito do seu oponente. Rotacione (pivot) para base do arqueiro (forward bow) durante esta ação.

3- Execute com o braço direito uma cotovelada interna horizontal (right inward horizontal elbow) nas costelas do seu oponente enquanto rotaciona sua postura para base neutra. Seguindo esta ação retorne com uma cotovelada externa horizontal (right outward horizontal elbow) no lado oposto das costelas do seu oponente. 4- Após a cotovelada externa horizontal (right outward horizontal elbow), rotacione (pivot) sua postura para base do arqueiro direita (right forward bow) enquanto executa com o braço direito um golpe horizontal com as costas da mão (right horizontal flapping back-knuckle) nas costelas do seu oponente. Este movimento devera ser finalizado em base do arqueiro direita com sua mão direita alojada acima do lado direito das suas costelas, preparada para o próximo movimento. A mão direita do seu oponente deve permanecer presa (pinned) em seu peito.

5- Execute um golpe vertical com as costas da mão (vertical thrusting back-knucle) no nariz ou no queixo do seu oponente enquanto rotaciona sua postura para base neutra direita. Solte a mão direita do seu oponente durante este movimento.

3 – Dança da Morte - Dance of Death
Ataque: Soco frontal direito avançando

1- Saindo da postura natural, avance seu pé esquerdo para 10:30 em base neutra (frente para as 12:00) para sair da linha de ataque. Simultaneamente execute com o braço esquerdo um bloqueio interno (left inward block) na parte externa do braço do seu oponente. Sua mão direita deve estar repousada em posição natural, preparada para executar o próximo golpe.

2- Sem perda de movimento, rotacione sua base para base do arqueiro esquerda (frente para as 12:00 horas) e golpeie o genital do seu oponente verticalmente para cima com a parte reversa da faca da mão direita (right upward vertical reverse handsord) (este golpe deve fazer o oponente arcar a cintura e possivelmente recuar).

3- Imediatamente avance para 12:00 horas em base neutra direita (rigth neutral bow) no centro do seu oponente enquanto executa com o braço direito uma cotovelada horizontal interna na região do seu estomago. Durante esta ação, sua mão esquerda agarra a parte posterior (abaixo do joelho) da perna do seu oponente, puxando-a de encontro ao próprio corpo. Esta ação tem como objetivo provocar a queda do seu oponente.

4- Execute um golpe horizontal com as costas da mão (right horizontal back-knuckle) na parte interna da coxa esquerda do seu oponente que estará levantada, reagindo a queda. Sem perda de movimento continue a ação e execute com a faca da mão um golpe vertical nos genitais do seu oponente. Esta ação deverá ser finalizada em base neutra direita.

4 – Saudação Contundente - Thrusting Salute
Ataque: Chute frontal com a perna direita avançando

1- Quando seu oponente atacar com um chute frontal avançando (right step through kick) recue para 6:00 horas com seu pé direito em base neutra esquerda (left neutral bow) enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio externo para baixo(left outside downward block) na parte interna da perna do oponente.

2- Rotacione (no local) seu pé esquerdo em sentido anti-horário enquanto avança com um chute frontal (step through front kick) no genital do seu oponente. Ambas as mãos devem estar em posição de controle (positional checks) enquanto esta ação é executada (mão esquerda alta) atento contra um possível cabeçada involuntária do oponente.

3- Plante seu pé direito em 10:30 horas em base neutra enquanto executa com a palma da mão direita um golpe no queixo no seu oponente. Sua mão esquerda deve permanecer em posição de controle (checking) próximo a lateral esquerda das suas costelas.

5 – Presente de Destruição - Gift of Destruction
Ataque: Aperto de mão direita

1- Em postura natural, com sua mão direita apertando a mão do seu oponente, avance em 11:00 horas em base neutra esquerda enquanto puxa a mão do seu oponente, fazendo-a passar através da linha da sua cintura (lado direito).

2- Simultaneamente ao movimento anterior, golpeie o cotovelo direito do seu oponente com a palma da sua mão esquerda enquanto executa com a perna direita uma joelhada no genital ou estomago do seu oponente.

3- Ao plantar seu pé direito em 10:00 horas em base neutra, com seu joelho direito contra a parte interna do joelho direito do seu oponente, execute uma cotovelada interna horizontal no queixo do seu oponente enquanto sua mão esquerda controla (para baixo) o braço direito do seu oponente.

6 – Chifres Aprisionados - Locking Horns
Ataque: Chave frontal de cabeça

1- Quando seu oponente atacar com uma chave frontal prendendo sua cabeça, mantenha seu corpo curvado e seus pés alinhados. Mantenha sua cabeça virada para o lado direito e o queixo junto ao peito. Avance seu pé direito em 11:00 na base ajoelhada aberta (right wide kneel) e golpeie o genital do seu oponente verticalmente para cima com a parte reversa da faca da mão direita ( right upward vertical reverse 5 handsord). Simultaneamente sua mão esquerda controla (check) a perna direita do seu oponente logo acima do joelho.

2- Sem perda de movimento execute uma cotovelada vertical oculta (vertical obscure elbow) no peito ou no queixo do seu oponente enquanto se posiciona em base neutra.

3- Imediatamente após golpear com o cotovelo execute com a palma da mão esquerda (left downward diagonal palm strike) um golpe diagonal para baixo no abdome do seu oponente enquanto posiciona seu braço direito na linha da sua cabeça.

4- Avance com um sobre-passo (se necessário) e execute com o braço direito uma cotovelada diagonal para baixo (right downward diagonal elbow) no sentido e 1:00 para 7:oo horas, juntamente com um golpe com a palma da mão esquerda (left 5- heel palm sandwich) no maxilar do seu oponente, causando um efeito sanduiche.

7 – Kimono Solitário - Lone Kimono
Ataque: Pegada com a mão esquerda na lapela esquerda do kimono

1- Recue sua perna esquerda (right neutral bow) para 6:00 horas em base neutra direita. Simultaneamente segure (pin) sobre o seu peito com a sua mão esquerda a mão esquerda do oponente enquanto executa com o braço direito um bloqueio superior (right upward block) conta o seu cotovelo. Esta ação tem como objetivo causar o quebramento da articulação do seu oponente enquanto você rotaciona sua postura para base neutra.

2- Circule seu braço direito em sentido anti-horário acima e para baixo, descendo-o com um golpe interno para baixo (inward-downward strike) contra o antebraço esquerdo do seu oponente, conduzindo-o diagonalmente para baixo e para sua esquerda. Mantenha sua mão esquerda em posição de controle (check) durante esta ação.

3- Continue o movimento circular do ultimo golpe e execute um golpe externo diagonal para cima com a faca da mão direita (right outward upward diagonal handsword strike) no pescoço do seu oponente. Mantenha sua mão esquerda em posição de controle (checking) durante esta ação.

8 – Saudação de Relance - Glancing Salute
Ataque: Empurrão frontal cruzado com a mão direita

1- Saindo da postura natural, quando seu oponente empurrar frontalmente seu ombro direito com a mão direita, avançe com seu pé esquerdo em 11:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) e rotacione para base do arqueiro esquerda de frente para 3:00 horas enquanto segura (pin) junto ao seu peito a mão direita do seu oponente. Simultaneamente execute um golpe vertical para cima com o antebraço direito (left inward forearm strike) na parte externa do cotovelo do seu oponente.

2- Rotacione (pivot) sua postura em sentido anti-horário para base do arqueiro esquerda (left forward bow) de frente para 12:00 horas enquanto sua mão esquerda desce e segura (pin) o braço direito do oponente contra o seu corpo. Simultaneamente com esta ação execute com o braço direito um golpe com a parte lateral externa da palma de mão (right glancing heel palm strike) na lateral esquerda do maxilar do seu oponente.

3- Agarre a nuca do seu oponente com sua mão direita em forma de garça (shape of crane). Puxe a cabeça do seu oponente para baixo enquanto executa com a perna direita uma joelhada (right knee kick) no estômago ou nas costelas do seu oponente. Assegure-se que seu cotovelo direito esteja devidamente ancorado ao puxar a cabeça do seu oponente.

4- Plante seu pé direito em 12:00 horas no centro da base do seu oponente enquanto executa com o braço direito uma cotovelada interna horizontal (right inward horizontal elbow).

9 – Cinco Espadas - Five Swords
Ataque: Soco circular frontal direito avançando

1- Avance seu pé direito de frente para 12:00 horas em base neutra (right neutral bow) para controlar a parte interna do joelho direito do oponente enquanto executa com o braço direito um bloqueio interno (right inward block) utilizando a faca da mão para golpear o antebraço do seu oponente. Simultaneamente golpeie com a faca da mão esquerda o bíceps do seu oponente.

2- Imediatamente execute um golpe externo com a faca de mão direita na parte direita do pescoço do seu oponente (right outward handsword).

3- Rotacione (pivot) para base do arqueiro direita (right forward bow) enquanto executa com a mão esquerda um golpe horizontal com os dedos (horizontal finger thrust) nos olhos do seu oponente. Durante esta ação seu punho direito se posiciona na altura da cintura com o punho cerrado e palma para cima.

4- Tendo causado o afastamento da cabeça do seu oponente devido ao impacto do golpe recebido, rotacione (pivot) sua postura para base neutra direita enquanto executa com o braço direito um uppercut no plexo solar ou estômago do seu oponente. Durante esta ação sua mão esquerda se posiciona em guarda (checking) próxima ao seu bíceps direito. Quando seu oponente se curvar reagindo ao golpe recebido, sem perda de movimento execute com o braço esquerdo um golpe externo com a faca da mão (left outward handsword) em seu pomo de adão.

5- Rotacione seu pé esquerdo em 4:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) mantendo sua mão direita em posição de controle (check) próxima ao seu rosto e preparada para executar o próximo golpe enquanto move sua mão esquerda em forma de gancho (hook) pelo lado esquerdo da cabeça do seu oponente e a puxe para baixo ajustando sua posição para o próximo golpe. Imediatamente execute um golpe para baixo com a faca da mão direita na nuca do seu oponente.

10 – Buckling Branch (Front straight left kick)
Ataque: chute frontal com a perna esquerda

1- Recue (para sua direita) com seu pé direito para 4:30 horas em base neutra esquerda (left neutral bow). Simultaneamente execute com o braço esquerdo um bloqueio externo para baixo (left outside downward block) na parte externa o chute do oponente enquanto sua mão direita se posiciona na lateral direita do seu quadril (punho fechado, palma para cima). Ao final desta ação, o oponente está posicionado de costas para você.

2- Imediatamente execute com a perna direita um chute frontal com o ante-pé no genital do seu oponente (front snapping ball kick). Mantenha posição de controle (checking) com sua mão faca da mão esquerda estendida protegendo sua área da cabeça e sua mão direita em guarda na altura do peito enquanto esta ação é executada.

3- Plante seu pé direito em 10:30 horas em base torcida frontal direita (right front twist) e sem perda de movimento execute com a perna esquerda um chute lateral com a faca do pé (left snapping side kick) na parte internada perna direita do seu oponente. Mantenha a posição de controle (check) com ambas as mãos enquanto executa esta ação.

11 – Raspando o Casco - Scraping Hoof
Ataque: Full Nelson*

1- Quando aprisionado em um “full nelson”, estenda seus punhos em direção ao chão para se livrar do aprisionamento e segurar os braços do oponente, enquanto estende (verticaliza) seus joelhos, costas e nuca (que inclinada para traz golpeia o nariz do seu oponente.

2- Imediatamente flexione seu joelho esquerdo (matrimonio com a gravidade) (marriage of gravity) enquanto executa com a perna direita um chute para trás com o calcanhar (right back side scooping heel kick) na parte interna do joelho esquerdo do seu oponente. Continue com o movimento e execute com a perna direita um chute com a faca do pé (right knife edge kick) na parte interna do joelho do seu oponente 9 golpeando e deslizando em seguida para baixo, pisando na parte interna do pé direito do seu oponente.

3- Repita esta ação com a perna esquerda, lembrando de utilizar o principio de casamento com a gravidade ao executar ambas as pisadas.

O termo “full nelson” remonta ao início do século XIX, em homenagem ao herói de guerra britânico Almirante Horatio Nelson, que usou estratégias baseadas em ataques pela retaguarda do inimigo para vencer a batalha do Nilo e a batalha de Trafalgar.

12 – Aprisionamento da Morte - Grip of Death
Ataque: Chave de cabeça pelo flanco esquerdo

1- Quando seu oponente atacar com uma chave prendendo sua cabeça pelo flanco esquerdo avance para as 10:30 horas com sua perna direita em base do joelho fechado direito (right close kneel) enquanto gira sua cabeça para o lado esquerdo mantendo seu queixo junto ao peito. Simultaneamente execute com a mão direita um martelo interno (right hammerfist) no genital do seu oponente e com a mão esquerda um martelo interno (left hammerfist) no rim esquerdo do seu oponente.

2- Enquanto rotaciona sua postura para base do arqueiro esquerda de frente para 6:00 horas, circule seu braço esquerdo por cima do ombro direito do seu oponente e com os dedos pressione a região entre o nariz e o lábio, usando seu braço como alavanca para inclinar a cabeça do oponente para trás. Outras opções neste ponto incluem agarrar os cabelos do oponente ou com a mão cobrir o rosto do oponente.

3- Imediatamente golpeie com a palma da mão direita (right heel palm) o queixo do seu oponente, enquanto rotaciona para base do arqueiro esquerda certificando-se de que a cabeça do seu oponente esteja arcada e forçada para trás, prevenindo que o oponente execute um chute ou joelhada em seus genitais.

13 – Garra Cruzada - Crossing Talon
Ataque: Pegada cruzada frontal direita de pulso

1. Rotacione seu pulso em sentido horário e agarre o pulso do seu oponente enquanto avança para 1:00 hora em base neutra esquerda (left neutral bow) e simultaneamente golpeia com o antebraço esquerdo (left forearm strike) o cotovelo direito do seu oponente. Puxe com sua mão direita o braço do seu oponente em direção e na altura do seu quadril.

2. Continue a puxar e empurrar o braço do oponente para sua direita forçando sua cabeça para baixo, com a possibilidade de batê-la contra seu joelho esquerdo enquanto executa esta ação.

3. Execute com o braço esquerdo uma cotovelada lateral (left side elbow strike) no maxilar do oponente, seguido por um golpe com a palma da mão esquerda (left heel palm) aberta com os dedos “rasgando” (rip) a face do oponente. Mantenha seu cotovelo esquerdo ancorado para controlar a atura da base do seu oponente.

4. Circule seu braço esquerdo em sentido horário e execute com o braço esquerdo uma cotovelada para baixo (left overhead elbow strike) na parte superior da espinha do oponente.

5. Sem perda de movimente execute um golpe com a palma da mão esquerda (left heel palm strike) na nuca do seu oponente enquanto com seu braço direito puxa para baixo o braço direito do seu oponente e executa com a perna direita uma joelhada (right thrusting knee kick) em seu rosto, criando assim um “efeito sanduiche” (sandwich efect). 6. Após a joelhada, volte seu pé para a posição original.

14 – Clava Recorrente - Repeating Mace
Ataque: Empurrão frontal com a mão esquerda

1- Saindo da postura natural em 4:30 horas em base neutra direita (right neutral bow) de frente para as 12:00 horas execute com sua mão esquerda um desvio externo em forma de gancho com a palma para cima (outward hooking parry palm up) contra o braço esquerdo do seu oponente. Simultaneamente execute com a mão direita um martelo (right midle Knukle rake).

2- Com seu desvio (parry) ainda em contato com braço esquerdo do seu oponente, rotacione (pivot) sua postura para base neutra direita e simultaneamente execute um golpe horizontal com as costas da mão (right horizontal back knuckle strike) na lateral esquerda das costelas do seu oponente. Use o torque gerado na transição da base torcida (twist stance) para aumentar o poder do golpe.

3- Execute com a perna direita um chute semi-circular para baixo (right looping downward roundhouse kick) na parte superior do músculo da panturrilha do oponente, forçando com o impacto seu joelho contra o chão.

15 – Martelo Blindador - Shield and Hammer
Ataque: Soco circular frontal esquerdo avançando

1- Recue para 6:00 horas com seu pé esquerdo em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 12:00 horas, enquanto golpeia a parte interna do braço atacante do seu oponente com um bloqueio externo estendido (extended outward block). Mantenha sua mão esquerda em posição de controle (check) na altura do seu peito.

2- Imediatamente execute com a mão direita uma varredura interna com as costas da mão (right inward raking back knuckle) no nariz do seu oponente. Mantenha sua mão esquerda em posição de controle (check) na altura do seu peito.

3- Avance a perna direita com um sobre-passo (shufle forward) enquanto continua em sentido horário com o movimento do braço direito e executa uma cotovelada externa horizontal (dipping outward horizontal elbow) no plexo solar do seu oponente. Sua mão esquerda deve estar em posição alta de controle e pode ser usada para golpear o rosto do oponente.

16 – Cabeça da Serpente Golpeando- Striking Serpents Head
Ataque: Abraço frontal – braços livres

1- Ao ser agarrado pelo oponente pela frente, na altura do peito e com os braços livres, recue para 6:00 horas com seu pé direito em base neutra esquerda baixando seu centro de gravidade para dar maior estabilidade a base. Simultaneamente circule em sentido horário sua mão esquerda por trás da cabeça do oponente e golpeie a lateral esquerda de sua cabeça com as costas da mão (back-knuckle). Sua mão direita deve posicionar-se na altura do peito com o cotovelo ancorado próximo a cintura.

2- Imediatamente agarre o cabelo (a cavidade dos olhos ou as orelhas são outros alvos possíveis) e puxe a cabeça do seu oponente para trás (mantendo seu cotovelo ancorado) enquanto rotaciona (pivot) sua postura para base do arqueiro esquerda (left forward bow) e executa com a mão direita um golpe de meio punho (right half fist strike) na garganta do seu oponente. Imediatamente retorne para base neutra (neutral bow) apos este golpe.

17 – Asa Aprisionada - Locked Wing
Ataque: Chave de Braço

1. Com seu oponente tentando aplicar uma chave pelas costas em seu braço direito, recue sua perna esquerda diagonalmente para 4:30 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) para desestabilizar (“curvar” – buckle) a base do seu oponente enquanto rotaciona sua mão direita e agarra seu pulso direito.

2. Rotacione em sentido anti-horário para base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 6:00 horas enquanto executa com o braço esquerdo uma cotovelada externa horizontal (outward horizontal elbow) no maxilar do seu oponente. Simultaneamente puxe o braço direito do oponente com sua mão direita.

3. Contorne o braço direito do oponente com seu braço esquerdo em sentido anti-horário e execute um golpe com o antebraço esquerdo no 13 cotovelo direito do seu oponente, enquanto rotaciona em sentido horário para base do arqueiro direita de frente para 10:30.

4. Sem perda de movimento recue para 4:30 horas com seu pé direito em base do arqueiro esquerda (left forward bow) de frente para 10:30, enquanto continua a aplicar pressão e girar o oponente ao seu redor. Imediatamente liberte seu braço direito e execute uma joelhada direita na cabeça do oponente simultaneamente com um golpe com a faca da mão direita em sua nuca.

18 – Asa Obscura - Obscure Wing
Ataque: Agarramento de ombro com a mão esquerda pelo lado direito

1. Com os pés juntos e a mão do seu oponente agarrando seu ombro direito, de um passo em 3:00 horas com seu pé direito em base do cavaleiro (horse stance) enquanto executa com o braço direito uma cotovelada para trás (righr back elbow) no plexo solar do seu oponente e simultaneamente segura (pin) com sua mão esquerda a mão esquerda do seu oponente que esta posicionada em seu ombro direito.

2. Execute com o braço direito um martelo (hammer) no genital do seu oponente e sem perda de movimento agarre seus testículos.

3. Imediatamente execute com o braço direito uma cotovelada oculta brusca (right snapping obscure elbow) no queixo do seu oponente. Certifique-se durante esta ação de que o seu braço direito siga o contorno do corpo do oponente.

19 – Clava Reversa - Reversing Mace
Ataque: Soco frontal esquerdo

1- Saindo da base neutra direita, deslize seu pé esquerdo circularmente (sentido anti-horário) em 4:30 horas e execute com o braço direito um desvio interno (right inward parry) e com o braço esquerdo um desvio externo (left outward parry) na parte externa do braço esquerdo do seu oponente. Ao consolidar sua base, execute com o braço direito um golpe horizontal externo com as costas da mão (back knukcle) no lado esquerdo das costelas do seu oponente. Sua mão esquerda finaliza esta 14 ação com a palma virada para cima no topo do braço esquerdo do oponente, como um garçom segurando uma bandeja.

2- Imediatamente transfira o peso do seu corpo para perna esquerda e execute com a perna direita um chute semi-circular para baixo (right looping downward roundhouse kick) na parte de trás do joelho esquerdo do oponente, seguindo o ângulo da sua coxa.

20 – Pontas Penetrantes - Thrusting Prongs
Ataque: Abraço frontal, braços presos

1. Recue seu pé direito para 6:00 horas em base modificada do arqueiro esquerda (left forward bow) movendo somente sua perna e não a parte superior do tronco, enquanto executa com ambas as mãos um golpe com os polegares no genital do seu oponente. Mantenha seus polegares e seus punhos firmemente unidos.

2. Execute com sua perna direita uma joelhada (right knee kick) no genital do seu oponente enquanto sua mão esquerda circula externamente e sobre o braço direito do seu oponente com sua mão esquerda assumindo forma de garça (shape of crane), aprisionando e aplicando pressão para baixo no braço direito do seu oponente (mantenha seu cotovelo ancorado durante esta ação). Simultaneamente golpeie horizontalmente com a parte reversa da faca da mão direita (right upward horizontal reverse handsord) a parte superior direita das costelas do seu oponente, abaixo da axila, posicionando em seguida sua mão direita em guarda (checking) na altura do peito.

3. Com seu joelho direito no genital do seu oponente, seguindo a ação e sem perda de movimento execute com a perna direita um chute com a faca do pé (right side kick) no joelho direito do seu oponente. 4. Plante seu pé direito em 1:00 hora (enquanto o chute executado anteriormente com a faca do pé desce se convertendo em um raspão e em uma pisada na parte interna do pé esquerdo do seu oponente) em base neutra direita (right neutral bow) e execute e com o braço direito uma cotovelada interna horizontal (righthorizontal inward elbow) no rosto ou nas costelas (dependendo da estatura) do seu oponente.

21 – Galho Retorcido - Twisted Twig
Ataque: Torção frontal de punho com as duas mãos

1- Avance sua perna direita diagonalmente para 11:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) para controlar a parte interna da perna direita do oponente enquanto executa com o braço direito uma cotovelada para cima no plexo solar do seu oponente e/ou em seu queixo. Sua mão esquerda deve se posicionar acima das mãos do oponente para controle (checking).

2- Rotacione sua postura em sentido anti-horário para base do cavaleiro (horse stance) enquanto continua o movimento circular com seu braço direito e executa uma cotovelada para trás (right back elbow strike) no plexo solar do seu oponente.

3- Continue o fluxo de movimentos e execute com o braço direito um martelo para baixo (right downward hammer) no genital do seu oponente enquanto rotaciona (pivot) sua postura para base do arqueiro reversa direita (right reverse bow). Sua mão direita deve permanecer em posição de controle (checking) na altura do ombro.

22 – Espada Obscura - Obscure Sword
Ataque: Lateral direita, mão esquerda sobre o ombro

1- Com os pés juntos enquanto seu oponente agarra seu ombro direito utilizando a mão esquerda, avance com seu pé esquerdo para 12:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow). Mantenha preparada sua mão direita com a palma para cima e junto ao seu peito enquanto segura (pin) a mão esquerda do oponente com sua direita.

2- Rotacione (pivot) sua postura para 4:30 horas em base do arqueiro direita (right forward bow) enquanto executa com o braço direito um golpe esterno com a faca da mão (outward handsword) na garganta ou no bíceps do oponente (dependendo da distancia).

3- Siga esta ação executando com a perna esquerda um chute frontal brusco (left snapping ball kick) no genital do seu oponente. Após executar o chute, plante seu pé esquerdo novamente em sua posição original, mantendo sua guarda alta.

23 – Chovendo Garra - Raining Claw
Ataque: Uppercut frontal com a mão esquerda

1- Em sua postura natural, quando o oponente atacar com um upper na altura do seu abdômen, recue seu pé esquerdo em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 12:00 e execute com o braço direito em bloqueio interno para baixo (right inward downward block) no antebraço do seu oponente. Mantenha sua mão esquerda em guarda próximo a sua cabeça.

2- Imediatamente execute com o braço esquerdo um golpe de palma de mão (heel palm) enquanto rotaciona (pivot) sua postura para base do arqueiro direita (right forward bow) e mantem seu cotovelo direito próximo ao seu corpo.

3- Siga esta ação executando um golpe vertical com as costas da mão direita (vertical back Knuckle) no rosto do seu oponente enquanto rotaciona sua postura para base neutra direita (right neutral bow). A trajetória do golpe com as costas da mão percorre o braço esquerdo do seu oponente e atua como controle posicional (positional checking). Avance com um sobre-passo durante esta ação caso necessário.

24 – Asas Quebradas - Crashing Wings
Ataque: Agarramento posterior, mãos livres

1- Quando seu oponente atacar agarrando pelas costas com seus braços livres, mova seu pé direito em 3:00 horas em base do cavaleiro (horse stance). Simultaneamente golpeie para baixo com seus cotovelos na parte superior dos antebraços do seu oponente, forçando-os para trás mas mantendo-os presos (pinned) contra o seu corpo.

2- Deslize (slide) seu pé esquerdo em direção ao seu pé direito em base do gato transitória (transitional close cat stance) enquanto sua mão direita 17 se arma junto ao lado direito do quadril com a palma voltada para cima, abaixo da sua mão esquerda.

3- Recue para 7:00 horas com seu pé esquerdo em base reversa esquerda (left reverse bow) deslizando sua perna ao redor e para trás da perna direita do seu oponente.

4- Rotacione (pivot) sua postura em sentido anti-horário para base do arqueiro reversa de frente para 7:30 e simultaneamente execute com o braço esquerdo uma cotovelada horizontal externa (left horizontal outward elbow) no maxilar do seu oponente. Continue o movimento do braço e execute um golpe externo horizontal com a palma da mão esquerda no rosto do seu oponente. Seu braço direito deve posicionar-se próximo a sua orelha direita, preparado para o próximo golpe.

5- Continue o movimento de rotação em sentido anti-horário, terminando em base do arqueiro esquerda de frente para 7:30 e execute com o braço direito um martelo diagonal para baixo (hammer) no genital do seu oponente. Sua mão esquerda devera finalizar o movimento armada ao lado esquerdo do seu quadril, forçando o oponente contra sua perna esquerda e o levando ao chão.

Forma:

Forma Longa 1 - Long Form 1

Conjunto 1:

a) Saindo da base de meditação (meditating horse stance), recue para 6:00 horas com seu pé esquerdo em base neutra direita (right neutral bow) (frente para 12:00 horas) e execute com o braço direito um bloqueio Interno (right inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left rear elbow srtike ).

b) Rotacione (pivot) para base do arqueiro direita (right forward bow) (frente para 12:00 horas) e execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) na altura do queixo simultaneamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

c) Deslize seu pé direito para base do gato transitória direita (right transitional cat stance) enquanto executa com o braço direito um bloqueio interno (right inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left rear elbow srtike ).

d) Recue para 6:00 horas com a perna direita em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 12:00 horas e execute com o braço esquerdo um bloqueio interno (left inwrd block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

e) Rotacione (pivot) para base do arqueiro esquerda (left forward bow) de frente para 12:00 horas e execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) na altura do queixo juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

Conjunto 2:

a) Cubra (cover) movendo seu pé direito para 3:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 9:00 horas enquanto executa um bloqueio vertical externo juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

b) Rotacione (pivot) sua postura para base do arqueiro esquerda (left forward bow) (frente para 9:00 horas) e execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) na altura do queixo juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Rotacione novamente sua postura para base neutra esquerda e execute um bloqueio interno com o braço esquerdo (left inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

c) Recue seu pé esquerdo para 3:00 horas (frente para 9:00 horas) em base neutra direita (right neutral bow) enquanto simultaneamente executa com o braço direito um bloqueio vertical externo (right vertical outward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

d) Rotacione (pivot) sua postura para base do arqueiro direita (right forward bow) (frente para 9:00 horas) e execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) na altura do queixo simultaneamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

Conjunto 3:

a) Mova seu pé direito para 9:00, rotacionando sua postura para base reversa do arqueiro esquerda enquanto executa com o braço esquerdo uma cotovelada externa diagonal para cima para trás (left back outward elbow – diagonally upward). Finalize o movimento de rotação no mesmo local (pivot in place) em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 3:00 horas enquanto executa simultaneamente um bloqueio para cima (left upward block) esquerdo juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

b) Rotacione (pivot) para base do arqueiro esquerda (left forward bow) (frente para 3:00 horas) e execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) na altura do queixo simultaneamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (right back elbow strike). Rotacione novamente sua postura para base neutra esquerda e execute um bloqueio interno com o braço esquerdo (left inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). 20

c) Recue seu pé esquerdo para 9:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) frente para 3:00 horas enquanto simultaneamente executa com o braço direito um bloqueio para cima (right upward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

d) Rotacione (pivot) para base do arqueiro direita (right forward bow) (frente para 3:00 horas) e execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) na altura do queixo simultaneamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

Conjunto 4:

a) Cubra (cover) movendo seu pé direito externamente para 6:00 em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 6:00 horas enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio interno para baixo com a palma para cima e simultaneamente com o braço direito um bloqueio para baixo juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

b) Rotacione (pivot) para base do arqueiro direita (right forward bow) de frente para 6:00 horas e execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) na altura do queixo simultaneamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Rotacione novamente sua postura para base neutra direita e execute um bloqueio interno com o braço direito (right inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

c) Recue seu pé esquerdo para 12:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 6:00 horas enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio para baixo(left downward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

d) Rotacione (pivot) para base do arqueiro esquerda (left forward bow) de frente para 6:00 horas e execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) na altura do queixo simultaneamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

Conjunto 5:

a) Rotacione (pivot) para base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 6:00 horas enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio interno (left inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio interno (right inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio interno juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

b) Recue seu pé esquerdo para 12:00 horas em base neutra direita de frente para 6:00 horas enquanto executa com o braço direito um bloqueio interno juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio interno (left inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio interno (right inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

Conjunto 6:

a) Cubra (cover) movendo seu pé esquerdo para 3:00 em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 9:00 horas enquanto executa simultaneamente com o braço direito um bloqueio externo (right outward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio externo (left outward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio externo (right outward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

b) Recue seu pé direito para 3:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 9:00 horas enquanto executa simultaneamente com o braço esquerdo um bloqueio externo (left outward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio externo (right outward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o esquerdo um bloqueio externo (left outward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

Conjunto 7:

a) Cubra (cover) movendo seu pé esquerdo para 9:00 em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 3:00 horas enquanto executa com o braço direito um bloqueio para cima (right upward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio para cima (left upward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio para cima (right upward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

b) Recue seu pé direito para 9:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 3:00 horas enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio para cima (left uptward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio para cima (right uptward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio superior (left upward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

Conjunto 8: a) Cubra (cover) movendo seu pé direito para 6:00 em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 12:00 horas enquanto executa simultaneamente com o braço esquerdo um bloqueio para baixo (right downward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio para baixo(left downward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio para baixo(right downward block) juntamente com uma cotovelada para tras com o braço direito (right back elbow strike).

b) Recue seu pé esquerdo para 6:00 horas em base neutra direita de frente para 12:00 horas enquanto executa simultaneamente com o braço direito um bloqueio para baixo (right downward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio para baixo(left downward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio para baixo(right downward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike).

Conjunto 9:

a) Puxe (arrastando) seu pé esquerdo para junto do direito e então para 9:00 horas em base do cavaleiro de frente para 12:00 horas enquanto executa simultaneamente com o braço esquerdo um bloqueio interno para baixo com a palma da mão voltada para dentro (left inside downward block – palm down) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio interno para baixo com a palma da mão voltada para dentro (right inside downward block – palm down) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio interno para baixo com a palma da mão voltada para dentro (left inside downward block – palm down) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

b) Execute com o braço direito um bloqueio estendido para cima (right extended upward block) e sem perda de movimento execute com o mesmo braço um bloqueio interno para baixo com a palma da mão voltada para cima (right inside downward block – palm up) juntamente com uma cotovelada com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio estendido para cima (left extended upward block) e sem perda de movimento execute com o mesmo braço um bloqueio interno para baixo com a palma da mão voltada para cima (left inside downward block – palm up) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio estendido para cima (right extended upward block) e sem perda de movimento execute com o mesmo braço um bloqueio interno para baixo com a palma da mão voltada para cima (right inside downward block – palm up) juntamente com uma cotovelada com o braço esquerdo (left back elbow strike).

c) Execute com o braço esquerdo um bloqueio espalmado para baixo (left push-down block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um bloqueio espalmado para baixo (right push-down block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um bloqueio espalmado para baixo (left push-down block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike).

Conjunto 10:

a) Execute com o braço direito um soco reto (right straight trust punch) posicionado em 12:00 horas juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight trust punch) posicionado em 12:00 horas juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike). Execute com o braço direito um soco reto (right straight trust punch) posicionado em 10:30 horas juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike). Execute com o braço esquerdo um soco reto (right straight trust punch) posicionado em 1:30 horas juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike) Execute com o braço direito um soco circular (right roundhouse trust punch) posicionado em 9:00 horas juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left back elbow strike) Execute com o braço esquerdo um soco circular (left straight trust punch) posicionado em 3:00 horas juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right back elbow strike) Execute com o braço direito um uppercut (right uppercut punch) posicionado em 12:00 horas. Execute com o braço esquerdo um uppercut (right uppercut punch) posicionado em 12:00 horas.

Fechar:

Abra sua mão esquerda (sem movimentá-la após o ‘upper”) e junte-a com a mão direita em posição de meditação.

Observações para execução da Forma Longa 1

  • Pratique a forma de olhos fechados para ganhar melhor senso de direção e percepção das bases. – Aperfeiçoe as duas primeiras seqüências de bloqueio interno – soco. Elas contem o nível básico de coordenação da Forma.
  • Assegure-se manter o calcanhar da perna de trás no chão ao rotacionar sua postura para base do arqueiro ao socar.

Conjunto:

Conjunto de Chutes 1 - Kicking Set 1

Lado 1: Primeira Seqüência – Avançando sentido 12:00 horas.

a) Saindo da base de meditação (meditating horse stance), recue seu pé direito para 6:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 12:00 horas.

b) Avançando com a perna direita execute um chute frontal brusco com o ante-pé (right step throught snapping ball kick). Plante seu pé direito em base neutra frente para 12:00 horas.

c) Imediatamente avance cruzando o pé esquerdo a frente do direito (left front crossover) e execute com a perna direita um chute lateral com a faca do pé (right knife-edge kick) . Plante seu pé direito em base neutra frente para as 12:00 horas.

d) Avance unindo os pés e execute com a perna direita um chute semicircular (right rondhouse kick). Plante seu pé direito em base neutra frente para as 12:00 horas.

e) Sem perda de movimento rotacione o corpo em sentido anti-horário e execute com a perna esquerda um chute giratório de costas com o calcanhar (spinning back heel kick). Plante seu pé esquerdo em base neutra frente para as 12:00 horas.

f) Deslize seu pé direito para 9:00 horas (em sentido horário) ficando de frente para 3:00 horas em base neutra esquerda.

Lado 2: Segunda Seqüência – Avançando sentido 3:00 horas.

a) Saindo da base neutra esquerda execute avançando com a perna direita um chute lateral coma faca do pé (right step throug knife-edge kick). Plante seu pé direito em base neutra de frente para as 3:00 horas.

b) Deslize avançando com a perna direita e execute um chute frontal brusco com a ante-pé (right front snap ball kick) . Plante seu pé direito em base neutra de frente para 3:00 horas.

c) Imediatamente avance juntando os pés e execute com a perna direita um chute semi-circular (right rondhouse kick). Plante seu pé direito em base neutra de frente para 3:00 horas.

d) Avance novamente e execute com a perna direita um chute de costas com o calcanhar (back heel kick). Plante seu pé direito em base neutra frente para as 3:00 horas.

e) Saindo de sua base neutra direita deslize seu pé esquerdo para 12:00 horas (em sentido horário) ficando de frente para 6:00 horas em base neutra direita.

Lado 3: Terceira Seqüência – Avançando sentido 6:00 horas.

a) Saindo de sua base neutra direita rotacione o corpo em sentido antihorário e execute avançando com a perna esquerda um chute giratório de costas com o calcanhar (left spinning back heel kick). Plante seu pé esquerdo em base neutra frente para as 6:00 horas.

b) Avance juntando os pés e execute com a perna esquerda um chute semicircular (left rondhouse kick). Plante seu pé esquerdo em base neutra frente para as 6:00 horas.

c) Imediatamente juntando os pés e execute com a perna esquerda um chute frontal brusco com o ante-pé (left front snap ball kick). Plante seu pé direito em base neutra frente para 6:00 horas.

d) Avance juntando os pés e execute com a perna esquerda um chute lateral com a faca do pé (left knife-edge kick). Plante seu pé esquerdo em base neutra frente para as 6:00 horas.

e) De sua base neutra direita deslize seu pé direito para 3:00 horas (em sentido horário) ficando de frente para 9:00 horas em base neutra direita.

Lado 4: Quarta Seqüência – Avançando sentido 9:00 horas.

a) Saindo de sua base neutra esquerda execute avançando com a perna direita um chute semi-circular (step through right rondhouse kick). Plante seu pé direito em base neutra de frente para as 9:00 horas.

b) Execute com a com a perna esquerda um chute giratório de costas com o calcanhar (left spinning back heel kick). Plante seu pé esquerdo em base neutra frente para as 9:00 horas.

c) Imediatamente execute com a perna direita um chute frontal brusco com o ante-pé (right front snap ball kick). Plante seu pé direito em base neutra frente para 9:00 horas.

d) Sem perda de movimento execute com a perna esquerda um chute lateral com a faca do pé (left knife-edge kick). Plante seu pé esquerdo em Base de Meditação (Meditatingh Horse Stance) frente para as 12:00 horas, no mesmo local do inicio do set.

Observações para execução do Kicking Set 1

  • Varie a altura dos chutes durante a execução;
  • Aumente o numero de repetições dos chutes;
  • Pratique os chutes com um companheiro empunhando um aparador de chutes;
  • Pratique os chutes mirando alvos específicos e com um companheiro efetuando os bloqueios;
  • Pratique os chutes em varias superfícies e terrenos (areia, escada);
  • Pratique os chutes com o máximo de velocidade e explosão possíveis;
  • Pratique os chutes substituindo a base neutra pela base do cavaleiro baixa e execute os chutes da forma mais lenta possível;
  • Pratique o set do lado esquerdo.

Princípios:

1.Check (Conferir)

2.Contact Penetration (Penetração de Contato)

3.Frictional Pull (Puxar Friccionando)

4.Settling (Assentar)

5.Tailoring (Adaptar)