Left Right

Faixa Roxa

Lema:
Eu conservo a arte do Kenpo sagrada e livremente tomo para mim a obrigação e a responsabilidade de nunca amedrontar ou machucar. Devo lutar somente se forçado a me defender. Serei lento para a ira, relutante para ofensa e rápido para perdoar e esquecer a afronta pessoal.
Ed Parker

Técnicas de Defesa Pessoal

1 – Asas Torcidas - Twirling Wings
Ataque: Agarramento posterior nos ombros, braços esticados

1- Recue seu pé esquerdo para 4:30 em base torcida para trás (left rear twist stance) enquanto segure (pin) a mão esquerda do seu oponente no seu ombro esquerdo com sua mão direita.

2- Sem perda de movimento rotacione (pivot) sua postura em sentido anti-horário para base do arqueiro esquerda (left forward bow) de frente para 6:00 horas enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio vertical externo (left vertical outward block) no braço esquerdo do seu oponente combinado com uma cotovelada interna horizontal com o braço direito (right inward elbow) na lateral esquerda externa das costelas do seu oponente.

3- Rotacione sua base em sentido horário para base neutra esquerda esquerda (left neutral bow) enquanto executa com o braço esquerdo uma cotovelada interna (left inward elbow) na lateral esquerda das costelas do seu oponente. Sua mão direita assume posição em ângulo de controle (bracing angle check) contra o braço esquerdo do oponente.

2 – Galho Estalando - Snapping Twig
Ataque: Empurrão no meio do peito com a mão esquerda

1- Recue com seu pé esquerdo para 6:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) enquanto golpeia o lado externo do cotovelo esquerdo do seu oponente com um golpe horizontal com a palma da mão direita (right horizontal heel palm) e simultaneamente com um golpe vertical com a palma da mão esquerda (left vertical heel palm) no lado interno do pulso esquerdo do seu oponente. Esta ação tem como objetivo quebrar o braço esquerdo do seu oponente.

2- Sem perda de movimento assuma forma da garça (shape of crane) com sua mão direita e puxe o braço do oponente em sentido anti-horário para baixo e para sua direita enquanto rotaciona (pivot) sua postura para base do arqueiro direita (right forward bow) e simultaneamente executa com seu braço esquerdo um golpe externo com a faca da mão (left outward handsword ) na garganta do seu oponente.

3- Rotacione (pivot) sua postura em sentido anti-horário para base neutra direita (right neutral bow) de frente para 12:00 horas e execute com o braço direito um martelo interno (right inward hammerfist strike) no maxilar do seu oponente.

4- Avance com um sobre-passo enquanto continua com o movimento em sentido anti-horario do seu braço e execute uma cotovelada interna direita (right inward elbow sandwich) juntamente com um golpe com a palma da mão esquerda (left heel palm strike), ambos no rosto do seu oponente.

3 – Garça Saltando - Leaping Crane
Ataque: Soco frontal direito avançando

1- Salte para 9:30 horas em base esquerda de uma perna (o pé direito fica alojado na lateral interna do seu joelho esquerdo ) enquanto executa um desvio interno esquerdo (left inward parry) no lado externo do soco do seu oponente juntamente com uma foiçada de punho direito com o dedo médio sobreposto (right midle Knukle rake) na lateral esquerda das costelas do seu oponente.

2- Execute com a perna direita um chute lateral com a faca do pé (right side snap kick) na parte de trás do joelho esquerdo do seu oponente. Esta ação tem por objetivo forçar o joelho direito do seu oponente contra o chão.

3- Plante seu pé direito em base neutra direita (right neutral bow) entre as pernas do seu oponente (através de 1:30) e execute com o braço direito um golpe para baixo com as costas da mão (right downward back knuckle punch) no rim esquerdo do seu oponente.

4- De continuidade ao movimento executando com o braço direito uma cotovelada interna (right inward elbow strike) na lateral direita do maxilar do seu oponente juntamente com um golpe interno com a palma da mão esquerda (leftinward heel palm strike) na lateral esquerda do maxilar do seu oponente criando um efeito sanduíche.

4 – Pêndulo Oscilante - Swinging Penduum
Ataque: Chute semi-circular com a perna direita

1- Em base neutra direita (right neutral bow) mova seu pé esquerdo em sentido anti-horário para 4:30 horas em base neutra direita (right neutral bow) e execute um bloqueio universal (universal block), simultaneamente com o braço direito executando um bloqueio interno (right inward) e com o braço esquerdo executando um bloqueio inferior (left downward) no chute do oponente.

2- De um sobrepasso (se necessário) através de 10:30 horas e execute com o braço direito um martelo para baixo (right downward hammerfist) no genital do seu oponente. Enquanto executa este movimento suba sua mão esquerda em posição de controle.

3- Mova seu pé esquerdo em sentido anti-horário para 3:00 horas (círculo para cima), em base do cavaleiro e execute com o braço direito uma cotovelada oculta (right obscure elbow) no queixo do seu oponente. Seu cotovelo direito deve seguir o contorno do corpo do oponente durante esta ação. Sua mão esquerda deve se manter alta em posição de controle.

5 – Martelo Esmagador - Crushing Hammer
Ataque: Agarramento posterior nos ombros, braços aprisionados

1- Quando seu oponente atacar com um abraço pelas costas (rear bear hug) prendendo seus braços, segure (pin) as mãos do seu oponente com a mão esquerda, mantendo seu cotovelo esquerdo ancorado para dar suporte ao aprisionamento . Afaste seu pé esquerdo para 9:00 horas em base do cavaleiro (horse stance) e execute com seu punho direito um martelo (right back hammerfist) no genital do seu oponente. Todas estas ações são executadas simultaneamente.

2- Deslize (slide) seu pé direito em direção ao seu pé esquerdo em base do gato direita (right close cat stance) e execute um golpe com a palma da mão (hell palm) no genital do seu oponente. Sem perda de movimento agarre e aperte seus testículos enquanto circula sua perna para trás e ao redor da perna do oponente, em 4:30 horas, posicionando-a atrás da perna esquerda do seu oponente em base reversa direita (right reverse bow).

3- Rotacione sua postura em sentido horário para base do cavaleiro direita (right fighting horse) enquanto executa com o braço direito uma cotovelada (elbow strike) seguindo com seu braço o contorno do corpo do oponente e golpeando-o no queixo. Sem perda de movimento rotacione (pivot) sua postura para base do arqueiro direita (right forward bow) e execute com o braço esquerdo um golpe horizontal com a palma da mão (left horizontal heel palm) na altura do estomago do seu oponente enquanto mantém sua mão esquerda armada na lateral direita do seu quadril.

6 – Folhas Capturadas - Captured Leaves
Ataque: Lateral direita, agarramento de dedos com a mão esquerda

1- Acompanhe o movimento do oponente levantando sua mão direita para aliviar a pressão do agarramento e avançando seu pé direito para 11:00 horas em base neutra direita (right neutral bow). Simultaneamente execute com o braço esquerdo um golpe horizontal externo com a faca mão (left outward horizontal handsword) acompanhando o contorno entre o seu braço e o braço do oponente. Esta ação tem por objetivo livrar seus dedos do agarramento aplicado pelo oponente.

2- Sem perda de movimento rotacione (pivot) sua postura em sentido anti-horário para base do cavaleiro (left reverse bow) e execute com o braço esquerdo uma cotovelada para trás (left back elbow) no rim esquerdo do seu oponente. Sua mão direita deve se posicionar na altura do rosto em controle (checking) ao braço esquerdo do seu oponente.

3- Rotacione (pivot) em sentido horário em base neutra direita (right neutral box) e execute com o braço direito uma cotovelada (back elbow) na lateral esquerda das costelas do seu oponente. Sua mão esquerda deve se posicionar próxima ao seu rosto (checking).

7 – Fugindo da Tempestade - Evading the Storm
Ataque: Ataque frontal direito com bastão

1- Mova seu pé esquerdo em 9:00 horas para base do arqueiro direita (right reverse bow) enquanto executa bloqueio externo estendido com a faca da mãp (right extended outward handsword block) no lado externo do braço do oponente. Sua mão esquerda se mantem em guarda próximo ao seu peito.

2- Imediatamente agarre com sua mão direita o pulso direito do seu oponente enquanto execute com a perna direita um chute semi-circular (right roudhouse kick) ou uma joelhada – dependendo da distância, no genital ou abdômen do seu oponente.

3- Plante seu pé direito em base neutra direita (right neutral bow) e rotacione (pivot) sua postura para base do arqueiro direita (right forward bow) de frente para 1:00 hora enquanto puxa o braço direito do seu oponente para baixo (na altura da lateral direita do seu quadril). Imediatamente execute com o braço esquerdo um soco horizontal (left horizontal thrust punch) no rim direito do seu oponente.

4- Execute com a perna esquerda uma joelhada (left thrusting knee kick) na parte externa da coxa direita do seu oponente para curvar (buckle) seu joelho direito.

5- Plante seu pé esquerdo em 11:00 horas e desça em base de joelho fechado esquerda (left close kneel) forçando seu joelho direito na panturrilha do seu oponente, causando seu quebramento.

8 – Carregando o Aríete - Charging Ram
Ataque: Morote Gari (baiana)

1- Quando seu oponente tentar agarrar suas pernas vindo pela frente, deslize seu pé esquerdo em através de 3:00 horas em base torcida direita de frente enquanto executa com o braço esquerdo um desvio externo inferior (outside downward parry) no lado externo do braço esquerdo do seu oponente (sua mão esquerda se mantem preparada, alojada ao lado da sua orelha direita). Rotacione em sentido anti-horário em base neutra direita (right neutral bow) enquanto executa com o braço direito um golpe interno para baixo com a faca da mão (right overhead inward handsword) na nuca do seu oponente.

2- Deslize (slide) sua perna direita em base do gato (right cat stance) e execute com a perna direita um chute frontal (right front snap kick) na lateral esquerda das costelas do seu oponente. 3- Plante seu pé direito em 9:00 horas e execute com a perna esquerda um chute frontal avançando (right step through front ball kick) no rosto do seu oponente.

9 – Separando Asas - Parting Wings
Ataque: Empurrão frontal com as duas mãos

1. Com os pés juntos , recue seu pé direito através de 12:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) e execute com ambos os braços um bloqueio externo estendido com as mãos abertas (extended outward open hand block) na parte interna dos braços do seu oponente. Ao final desta ação, os braços devem estar paralelos em elevação e profundidade.

2. Mude (pivot) sua postura para base do arqueiro esquerda enquanto com executa com o braço direito um golpe externo com a faca da mão (right outward handsword) na lateral direita das costelas do seu oponente. Simultaneamente arme sua mão esquerda na lateral direita da sua face, com a palma para cima.

3. Mude (shift) sua postura para base neutra esquerda (left neutral bow) enquanto executa com o braço esquerdo um golpe interno com a faca da mão (left inward handsword) na garganta do oponente. Simultaneamente arme sua mão direita próximo a sua face, em posição de controle (checking) e posicionada para o próximo movimento.

4. Novamente mude (shift) sua postura para base do arqueiro esquerda (left forward bow) enquanto sua mão esquerda desliza em posição de controle (checking) na parte baixa do torso do seu oponente. Simultaneamente execute com o braço direito um soco vertical com o dedo médio sobreposto (right vertical midle Knukle punch) no plexo solar do seu oponente. Este golpe devera ser executado acima do seu braço esquerdo enquanto sua base é rotacionada para base do arqueiro esquerda.

10 – Martelos Trovejantes - Thundering Hammers
Ataque: Soco direito frontal avançando

1. Com os pés juntos em posição natural, avance seu pé esquerdo para 11:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) (de frente para 12:00) e execute com o braço esquerdo um bloqueio interno (left inward block) na parte externa do braço direito do seu oponente. Mantenha seu braço direito paralelo a sua coxa direita durante esta ação.

2. Avance com um sobre-passo (push drag) para 12:00 horas enquanto baixa sua base para base de joelho aberta esquerda (left wide knee) e executa com o braço direito um golpe interno horizontal com o antebraço (right inward horizontal forearm strike) no estomago do seu oponente enquanto arma sua mão esquerda próximo a sua orelha, com a palma voltada para fora.

3. Circule seu punho direito para cima até o topo do ombro do seu oponente para controlar (checks) seu braço direito. Simultaneamente execute com o braço esquerdo um martelo interno descendente (left downward hammer fist) no rim esquerdo do seu oponente. Durante esta ação sua base deverá estar em joelho aberta direita (right wide knee) de frente para 4:30 horas e golpeando simultaneamente o joelho direito do oponente com o seu joelho esquerdo.

4. Mude a posição da sua mão esquerda do rim do seu oponente para posição de controle horizontal com o antebraço (horizontal forearm check) na parte externa do braço direito do seu oponente enquanto arma sua mão direita próximo ao seu ouvido. Execute estas ações mantendo sua base de joelho aberta direita (right wide knee) de frente para 4:30 horas. Rotacione (pivot) em sentido anti-horário em base de joelho fechada esquerda (left close knee) de frente para 1:00 hora, quebrando o tornozelo do seu oponente enquanto executa com o braço direito um martelo interno descendente (left downward hammer fist) na nuca do seu oponente. Sua mão esquerda continua em posição de controle (checking) contrao o braço direito do seu oponente.

11 – Espremendo o Pêssego - Squeezing the Peach
Ataque: Abraço posterior, braços presos

1- Recue seu pé esquerdo para 4:30 horas em base reversa esquerda (left reverse bow) atingindo a perna direita do seu oponente e desestabilizando a sua base. Simultaneamente segure (pin) as mãos do seu oponente com a mão direita e execute com a seu mão esquerda um golpe com a palma da mão (heel palm strike) no genital do seu oponente.

2- Agarre e aperte os testículos do seu oponente enquanto avança com sua perna esquerda para 12:00 horas em base neutra esquerda. Quando plantar seu pé esquerdo no chão solte os testículos do seu oponente e execute com a perna direita um chute com o calcanhar no genital do seu oponente.

3- Com seu pé direito ainda no ar, pise firmemente em base do arqueiro direita reversa (right reverse bow stance) de frente para 7:30 na parte interna da perna esquerda do seu oponente para desestabilizar sua postura. Ao plantar seu pé no chão execute com o braço direito uma cotovelada oculta para trás (right obscure back elbow) no queixo do seu oponente. Mantenha sua mão esquerda em posição de controle (checking) baixo.

12 – Asa Circular - Circling Wing
Ataque: Estrangulamento posterior com as duas mãos, braços flexionados

1- Segure (pin) a mão direita do seu oponente usando a sua mão esquerda enquanto simultaneamente avança em 1:30 horas com seu pé esquerdo em base neutra esquerda (left neutral bow). Durante esta ação mantenha sua mão direita posicionada horizontalmente próximo a sua cintura.

2- Rotacione (pivot) em sentido horário para 7:30 horas enquanto circula seu cotovelo direito acima e para baixo dos braços do seu oponente finalizando o movimento em base do arqueiro direita (right forward bow) com os braços do oponente aprisionados embaixo do seu braço e contra o lado direito do seu corpo. Simultaneamente usando o braço esquerdo, golpeie os olhos do seu oponente horizontalmente com os dedos (left horizontal finger thrust).

3- Rotacione (pivot) sua postura em sentido anti-horário para base neutra direita (right neutral bow) e execute com o braço direito uma cotovelada para cima (right upward elbow strike) no queixo do seu oponente. Mantenha sua mão esquerda em posição de controle (checking) junto ao seu peito.

4- Rotacione sua postura em sentido horário para base reversa direita (right reverse bow) enquanto com o braço direito golpeia o estomago do seu oponente com uma cotovelada horizontal interna para trás (right inward horizontal back elbow) e sem perda de movimento golpeie com o braço direito o genital do seu oponente com um martelo (righ hammer fist strike). Durante esta ação mantenha sua mão esquerda em posição de controle (checking).

13 – Acalmando a Tempestade - Calming the Storm
Ataque: Ataque circular direito com bastão

1- Avance através de 12:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) e execute com o braço esquerdo um bloqueio externo estendido (left outward extended block) na parte interna do braço direito do oponente juntamente com um soco vertical com o braço direito (right vertical punch) no rosto do seu oponente.

2- Rotacione sua postura para base do arqueiro direita (right forward bow) e execute com o braço esquerdo um soco vertical (left vertical punch) no plexo solar do seu oponente. Sua mão direita deve percorrer o braço direito do seu oponente em posição de controle (checking), abaixo do braço esquerdo.

3- Rotacione (pivot) sua postura para base neutra direita (right neutral bow) e execute com o braço direito um golpe horizontal externo com as costas da mão (right outward horizontal back knuckle strike) na lateral direita das costelas do seu oponente. Sua mão esquerda retorna a posição anterior para controlar (checking) o braço direito do seu oponente.

14 – Forçando a Clava - Darting Mace
Ataque: Aprisionamento frontal de pulso com as duas mãos.

1- Avance em 12:00 horas com sua perna esquerda em base neutra esquerda (left neutral bow) em frente à perna direita do seu oponente. Circule seu pulso direito em sentido horário e execute com o braço esquerdo um bloqueio interno (left thrusting inward block) golpeando o cotovelo direito do seu oponente e simultaneamente puxando com seu braço direito o braço direito do seu oponente . Converta este movimento (bloqueio) em um soco vertical com o braço esquerdo (left vertical thrust punch) no rosto do seu oponente.

2- Baixe sua mão esquerda para controlar (check) os braços do seu oponente enquanto rotaciona (pivot) sua postura para base do arqueiro esquerda (left forward bow) e simultaneamente liberta sua mão direita do agarramento do seu oponente e execute com o braço direito um soco vertical (right vertical thrust punch ) no plexo solar do seu oponente.

3- Mova seu pé direito em direção ao seu pé esquerdo em base do gato fechada (close cat stance) enquanto executa com o braço esquerdo um golpe externo com a faca da mão (left outward hand sword) na garganta do seu oponente. Imediatamente execute uma joelhada com a perna direita no genital do seu oponente enquanto avança seu pé direito para 11:00 horas e golpeia com a palma da mão direita (right thrusting heel palm) o queixo do seu oponente. Sua mão esquerda deve ficar em posição de controle, próxima ao seu peito.

15 - Enganchando Asas - Hooking Wings
Ataque: Empurrão frontal baixo com as duas mãos

1- Em sua postura natural com os pés juntos recue seu pé esquerdo para 6:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) e execute um bloqueio duplo com os punhos em forma de garça (double hook – shape of crane) atingindo a parte interna dos punhos do seu oponente e conduzindo seus braços para baixo.

2- Transfira o peso do seu corpo para a perna de trás em base do gato direita (right cat stance) e execute com a perna direita um chute frontal (right front snap ball kick) no genital do seu oponente.

3- Plante seu pé direito em base neutra, de frente para 12:00 horas e golpeie com um martelo diagonal interno direito para baixo (right inward downward diagonal hammerfist) a lateral esquerda do maxilar do seu oponente. Continue o movimento em forma de ? (infinito) da sua mão direita e golpeie externamente com as costas da mão (right outward downward diagonal back knuckle strike) atingindo a têmpora direita do seu oponente.

4- Sem perda de movimento execute com o braço direito uma cotovelada para cima no queixo do seu oponente enquanto sua mão esquerda protege a lateral direita das sua costelas.

5- Ao descer seu cotovelo direto, execute um golpe com a palma da mão em forma de garra no rosto do seu oponente enquanto sua mão esquerda se mantém em posição de guarda.

16 – Escudo e Espada - Shield and Sword
Ataque: Soco avançando com o punho esquerdo

1- Avance com seu pé direito em um em base do arqueiro direita (right forward bow) para 1:30 horas enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio externo estendido (left extended outward block) utilizando a faca da mão na parte externa do braço esquerdo do seu oponente. Mantenha sua mão direita (faca da mão) armada na lateral direita do seu rosto, com a palma da mão voltada para cima)

2- Sem perda de movimento rotacione (pivot) em base neutra direita (right neutral bow) em sentido anti horário enquanto golpeia com a faca da mão direita (right hand sword) a nuca do seu oponente e simultaneamente controla (checks) a parte superior do braço do seu oponente.

3- Rotacione sua postura em sentido anti-horário para base do arqueiro direita enquanto executa com o braço esquerdo uma cotovelada horizontal interna (left horizontal inward elbow strike) na lateral esquerda das costelas do seu oponente e transfere sua mão direita, enquanto sua mão esquerda controla a parte superior do braço do seu oponente.

4- Deslize seu pé esquerdo para 4:30 horas em base torcida direita (right front twist) de frente para 10:30 enquanto sua mão esquerda controla o braço esquerdo do oponente (com a palma da mão para cima, como um garçon carregando uma bandeja).

5- Rotacione sua postura em sentido anti-horário para base neutra direita e simultaneamente execute com o braço direito um martelo horizontal interno limpando (right inward horizontal raking hammerfist) no rim esquerdo do seu oponente. Sem perda de movimento após esta ação, execute com a perna direita um chute semicircular no rim direito do seu oponente.

17 – Presente em Retorno - Gift in Return
Ataque: Aperto de mão

1- Avance com seu pé esquerdo para 11:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) para o lado externo da perna direita do oponente. Simultaneamente, sua mão esquerda auxilia sua mão direita forçando o braço direito do oponente contra seu genital.

2- Circule sua mão esquerda por trás da perna direita do seu oponente e agarre o seu pulso direito oponente enquanto seu pé direto rotaciona em sentido horário para base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 4:30. Sem perda de movimento puxe para cima sua mão esquerda e empurre para baixo contra a lateral direita do quadril do seu oponente sua mão direita. Esta ação tem por objetivo pressionar os testículos do seu oponente e anular sua possibilidade de reagir com um chute.

3- Sem perda de movimento execute um chute com a faca do pé (step through knife-edge kick) na parte posterior do joelho esquerdo do seu oponente enquanto simultaneamente solta a sua mão.

4- Dando continuidade ao movimento, plante seu pé direito ao lado do seu pé esquerdo e execute com a perna esquerda uma joelhada (left knee kick) no cóccix do seu oponente.

18 – Arco da Compulsão - Bow of Compulsion
Ataque: Aprisionamento frontal de pulso contra o peito

1- Avance com o pé direito através de 12:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) e simultaneamente golpeie com a palma da mão esquerda (left heel palm) a mão do seu oponente. Sem perda de movimento execute com o braço direito uma cotovelada vertical (right vertical elbow strike) no plexo solar do seu oponente enquanto a sua mão esquerda controla (checks) diagonalmente as mãos do seu oponente.

2- Com sua mão esquerda se mantendo em posição de controle, baixe sua postura em base do joelho aberto direita (right wide kneel) enquanto desce sua mão direita em forma de garra (right heel palm claw) limpando (rake), do rosto do seu oponente até o seu genital. Sem perda de movimento execute um golpe com a parte reversa da faca da mão direita (right reverse handsword) nos testículos do seu oponente.

3- Imediatamente execute com o braço direito um golpe com as costas da mão (right back knuckle) na parte interna do joelho do seu oponente retornando o movimento com um cruzado direito (right inner hooking knuckle) na parte interna do joelho direito do seu oponente.

19 – Obstruindo a Tempestade - Obstructing the Storm
Ataque: Ataque frontal descendente com bastão

1. Em sua postura natural avance seu pé esquerdo para 10:30 horas, em base do cavaleiro, de frente para 1:30 hora. Simultaneamente cruze para cima seu pulso direito contra o esquerdo (upward cross block) para bloquear a mão atacante do oponente na altura do pulso, acima da sua cabeça e para fora do seu ombro direito.

2. Com sua mão direita agarre o pulso direito do seu oponente enquanto seu pé esquerdo avança para 1:30 horas (circulando a perna do oponente, se necessário) em base neutra esquerda. Simultaneamente golpeie o cotovelo direito do oponente com seu antebraço esquerdo (vertical forearm strike) e em seguida force-o para baixo enquanto com a mão direita puxa seu pulso em sentido ao seu quadril, obrigando seu oponente a baixar o tronco.

3. Imediatamente execute com a perna direita, sem elevar sua postura, uma joelhada na cabeça ou no tórax do seu oponente.

20 – Kimono Duplo - Twin Kimono
Ataque: Pegada frontal na lapela com as duas mãos 1- Recue seu pé esquerdo em base neutra direita (right neutral bow) para 6:00 horas enquanto segura (pin) com a mão esquerda os braços do oponente e executa com o braço direito um golpe para cima com o antebraço (right upward forearm strike) contra os cotovelos do seu oponente.

2- Imediatamente deslize seu pé esquerdo para 4:30 horas em sentido anti-horário enquanto executa com o braço direito um golpe horizontal com as costas da mão (righthorizontal back knucke) na lateral direita das costelas do seu oponente.

3- Sem perda de movimento execute com o antebraço direito um golpe diagonal interno para baixo (right inward downward diagonal forearm strike) nos dois braços do seu oponente.

4- Continue o movimento circular do ultimo golpe e execute um golpe externo com a faca da mão direita (right outward handsword) no pescoço do seu oponente. Mantenha sua mão esquerda em posição de controle (checking).

21 – Dorminhoco - Sleeper
Ataque: Soco frontal com o braço direito avançando

1- Avance seu pé esquerdo em base neutra esquerda (left neutral bow) através das 11:00 horas e execute com o braço esquerdo um bloqueio interno (left inward block) na parte externa do braço direito do seu oponente. Mantenha seu braço direito paralelo a lateral direita da sua cintura direita durante esta ação.

2- Rotacione (pivot) sua postura para base do arqueiro esquerda (left forward bow) e execute com o braço direito um golpe interno diagonal para cima com a parte interna do pulso (right inward upward diagonal inner wrist strike) na lateral esquerda do pescoço do seu oponente. Sua mão esquerda deve estar em posição de controle (bracing angle check) contra a parte externa do braço direito do seu oponente.

3- Imediatamente circule sua perna direita para trás da perna direita do seu oponente em base do cavaleiro modificada. Simultaneamente durante esta ação, com sua mão esquerda agarre a sua mão direita pelas costas do pescoço do seu oponente e aplique pressão.

4- Rotacione (pivot) em base neutra esquerda (left forward bow) enquanto recua seu pé esquerdo para 4:30 horas forçando o oponente para o chão. Seguindo a ação, baixe a sua base com o joelho direito (right knee drop) em base de joelho fechado esquerda (left close kneel) nas costelas do seu oponente e simultaneamente execute um soco vertical (vertical punch) no rosto do seu oponente.

22 – Galho em Espiral - Spiraling Twig
Ataque: Abraço posterior, braços livres

1- Deslize seu pé direito para 3:00 horas em base do cavaleiro enquanto golpeia simultaneamente com a mão esquerda e a mão direita usando seus dedos médios sobrepostos as costas da mão do seu oponente. Imediatamente após esta ação, desça ambos os cotovelos para segurar (pin) os braços do seu oponente. Sem perda de movimento agarre com sua mão direita e esquerda a mão direita do seu oponente com os polegares nas costas da mão e os dedos na parte interna (palma) da mão do seu oponente.

2- Avance seu pé esquerdo através de 1:30 horas enquanto começa a circular em sentido anti-horário torcendo o pulso do seu oponente e simultaneamente executando com o braço direito uma cotovelada (right flapping elbow strike) no cotovelo direito do seu oponente enquanto o mantém preso (pin) o braço direito do seu oponente. Rotacione (pivot) para sua direita em sentido horário em base neutra esquerda (left neutral bow) e de frente para 7:30 horas enquanto suas mãos continuam torcendo o pulso direito do seu oponente em sentido horário.

3- Mantenha o pulso do seu oponente preso e torcido com sua mão esquerda e execute um golpe com a palma da mão direita (right heel palm strike) no pulso esquerdo do seu oponente e em seguida armando seu punho direito próximo a lateral direita da sua cabeça com o punho fechado e a palma da mão voltada para o lado de fora.

4- Sem perda de movimento, execute com a perna direita um chute frontal (front snapping ball kick) no estomago do seu oponente enquanto conduz o braço direito do seu oponente para a lateral direita da sua cintura.

5- Ao plantar seu pé no chão, em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 7:30 horas controle (check) com sua mão esquerda o braço direito do seu oponente conduzindo-o para esquerda do seu corpo enquanto executa com o braço direito um golpe para cima com as costas da mão (right underhand stiff arm back knuckle) no rosto do seu oponente.

23 – Cruz de Destruição - Cross of Destruction
Ataque: Estrangulamento posterior com as duas mãos

1- Agarre os pulsos do oponente usando suas duas mãos (direita-direita, esquerda-esquerda) e puxe-os diagonalmente para baixo e para fora, enquanto desliza sua perna esquerda em base do cavaleiro (horse stance) para as 9:00 horas.

2- Recue seu pé direito através de 7:30 horas em base torcida transitória esquerda (left transitory twist stance), rotacionando (pivot) sua postura em sentido horário para base neutra esquerda (left neutral bow) enquanto sua mão esquerda cruza o braço esquerdo do seu oponente acima do seu próprio braço. Neste ponto sua mão esquerda puxa a mão esquerda do seu oponente de encontro ao seu corpo (para dentro) e a mão direita empurra (para fora) a mão direita do seu oponente de encontro ao corpo do seu oponente.

3- Execute com a perna direita um chute frontal (right front ball kick) na parte interna do joelho direito do seu oponente.

4- Ao plantar seu pé no chão em 12:00 horas após o chute, sua mão esquerda puxa a mão esquerda do oponente de encontro ao seu corpo (para dentro) e a mão direita empurra (para fora) a mão direita do oponente de encontro ao corpo do seu oponente.

24 – Voo para Liberdade - Flight to Freedom
Ataque: Chave de braço posterior

1. Recue sua perna esquerda diagonalmente para 5:00 horas em base neutra direita transitória (right neutral bow) enquanto rotaciona sua mão direita e agarra o pulso direito do seu oponente.

2. De frente para 6:00 horas execute com o braço esquerdo uma cotovelada externa horizontal (outward horizontal elbow) no rosto do seu oponente. O oponente bloqueia este golpe e momentaneamente controla sua Altura e Profundidade.

3. Imediatamente avance seu pé esquerdo através de 1:00 hora em base do gato reversa direita (right reverse cat stance) enquanto sua mão direita mantém o pulso direito do oponente aprisionado.

4. Da base do gato reversa direita (right reverse cat stance) com seu braço direito puxe o pulso direito do seu oponente (oposing forces) enquanto executa com a perna direita um chute de costas com o calcanhar no genital ou no estômago do seu oponente.

5. Plante seu pé direito através de 7:30 horas e rotacione sua postura para em base neutra (right neutral bow). Torça o pulso do oponente em sentido horário e execute com a palma da mão esquerda um golpe para baixo no cotovelo direito do seu oponente.

6. Sem perda de movimento execute com a perna esquerda um chute frontal (left front snapping ball kick) na parte interna do joelho esquerdo do seu oponente.

7. Plante seu pé esquerdo através de 10:30 horas (de frente para 4:30) em base torcida reversa direita (right rear twist stance) enquanto executa novamente com ao braço direito um golpe com a palma da mão no cotovelo direito do seu oponente. Durante esta ação mantenha o braço direito do seu oponente aprisionado utilizando sua mão direita.

Conjuntos:

Conjunto de Coordenação 1 - Cordination Set 1

Inicio: Posição de Atenção (attention stance), saudação se curvando (bow). Base do cavaleiro, posição de meditação (meditating horse stance). Fechar.

Conjunto 1:

a- Saindo da base de meditação (meditating horse stance), recue seu pé direito para 6:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 12:00 horas e execute com o braço esquerdo um bloqueio vertical externo (left vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão direita armada na lateral direita do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra esquerda (left neutral bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 12:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para 12:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão direita armada na lateral direita do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com sua perna direita um chute frontal (right front snap ball kick) na altura do joelho. Simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 12:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé direito em 6:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 12:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

Conjunto 2:

a- Avance com seu pé direito para 12:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 12:00 horas e execute com o braço direito um bloqueio vertical externo (right vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra direita (right neutral bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para 12:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro direito (right forward bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 12:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base neutra direita (right neutral bow) execute com a perna esquerda um chute frontal (leftt front snap ball kick) na altura do joelho. Simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 12:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé esquerdo em 6:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 12:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

Conjunto 3:

a- Cubra (cover), movendo seu pé direito para 3:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 9:00 horas e execute com o braço esquerdo um bloqueio vertical externo (left vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão direita armada na lateral direita do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra esquerda (left neutral bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 9:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para 9:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com sua perna direita um chute frontal (right front snap ball kick) na altura do joelho. Simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 9:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé direito em 3:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 9:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

Conjunto 4:

a- Avance com seu pé direito para 9:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 9:00 horas e execute com o braço direito um bloqueio vertical externo (right vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra direita (right neutral bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para 9:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro direita (right forward bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 9:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base do arqueiro direita (right forward bow) execute com a perna esquerda um chute frontal (leftt front snap ball kick) na altura do joelho. Simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 9:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé esquerdo em 3:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 9:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

Conjunto 5:

a- Cubra (cover), movendo seu pé direito para 12:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 6:00 horas e execute com o braço esquerdo um bloqueio vertical externo (left vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão direita armada na lateral direita do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra esquerda (left neutral bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 6:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para 6:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com sua perna direita um chute frontal (right front snap ball kick) na altura do 23 joelho. Simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 6:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé direito em 12:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 6:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

Conjunto 6:

a- Avance com seu pé direito para 6:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 6:00 horas e execute com o braço direito um bloqueio vertical externo (right vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra direita (right neutral bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para 6:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro direita (right forward bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 6:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base do arqueiro direita (right forward bow) execute com a perna esquerda um chute frontal (leftt front snap ball kick) na altura do joelho. Simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 6:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé esquerdo em 12:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 6:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

Conjunto 7:

a- Cubra (cover), movendo seu pé direito para 9:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 3:00 horas e execute com o braço esquerdo um bloqueio vertical externo (left vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão direita armada na lateral direita do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra esquerda (left neutral bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 3:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para 3:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com sua perna direita um chute frontal (right front snap ball kick) na altura do joelho. Simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 3:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé direito em 9:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 3:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

Conjunto 8:

a- Avance com seu pé direito para 3:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 3:00 horas e execute com o braço direito um bloqueio vertical externo (right vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra direita (right neutral bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para 3:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro direita (right forward bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 3:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base do arqueiro direita (right forward bow) execute com a perna esquerda um chute frontal (leftt front snap ball kick) na altura do joelho. Simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 3:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé esquerdo em 9:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 3:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

Conjunto 9:

a- Cubra (cover), movendo seu pé direito para 6:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 12:00 horas e execute com o braço esquerdo um bloqueio vertical externo (left vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão direita armada na lateral direita do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra esquerda (left neutral bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 12:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para 12:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base do arqueiro esquerda (left forward bow) execute com sua perna direita um chute frontal (right front snap ball kick) na altura do joelho. Simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 12:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé direito em 6:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 12:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

Conjunto 10:

a- Avance com seu pé direito para 12:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) de frente para 12:00 horas e execute com o braço direito um bloqueio vertical externo (right vertical outward block). Durante esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

b- Mantendo a base neutra direita (right neutral bow) execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) para12:00 horas na altura do ombro.

c- Ainda na mesma posição, rotacione para base do arqueiro direita (right forward bow) execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) para 12:00 horas na altura do ombro. Simultaneamente com esta ação mantenha sua mão esquerda armada na lateral esquerda do seu quadril com a mão fechada e a palma voltada para cima.

d- Em base do arqueiro direita (right forward bow) execute com a perna esquerda um chute frontal (leftt front snap ball kick) na altura do joelho. Simultaneamente execute com o braço direito um soco reto (right straight punch) de frente para 12:00 horas na altura do estomago. Enquanto executa esta combinação soco – chute, mantenha sua mão esquerda armada no lado esquerdo do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima.

e- Ao retornar seu pé esquerdo em 6:00 horas, ao Ponto de Origem, simultaneamente execute com o braço esquerdo um soco reto (left straight punch) de frente para 12:00 horas na altura do plexo solar. Enquanto executa esta ação, mantenha sua mão direita armada no lado direito do seu quadril com o punho fechado e a palma da mão voltada para cima. Fechar: Alinhe seu pé direito com o esquerdo em base de meditação, de frente para 12:00.

Conjunto de Bases 1 - Stance Set 1

Inicio:

O Stance Set # 1 é executado com as mãos abertas e repousadas no quadril, com o objetivo de auxiliar na coordenação e no alinhamento apropriado do corpo durante a execução do conjunto.

Posição de atenção (attention stance), saudação se curvando (bow). Base do cavaleiro, posição de meditação (meditating horse stance). Fechar.

1. Deslize seu pé esquerdo de encontro ao seu pé direito em postura de atenção (attention stance).

2. Mova seu pé esquerdo para 9:00 horas em base do cavaleiro (horse stance), de frente para 12:00 horas.

3. Recue seu pé esquerdo para 6:00 horas em base neutra direita (rigt neutral bow) de frente para 12:00 horas.

4. Rotacione sua postura em sentido horário em base do arqueiro direita (right forward bow).

5. Puxe seu pé direito em base do gato 45º (right 45 degree cat stance), de frente para 12:00 horas.

6. Mova seu pé direito para fora em 3:00 horas em base do cavaleiro (horse stance) de frente para 12:00 horas.

7. Recue seu pé direito para 6:00 horas em base neutra esquerda de frente para 12:00 horas.

8. Rotacione sua postura em sentido anti-horário em base do arqueiro esquerda (left forward bow) de frente para 12:00 horas.

9. Puxe seu pé esquerdo em base do gato 45º (left 45 degree cat stance), de frente para 12:00 horas.

10. Recue seu pé esquerdo para 6:00 horas em base torcida direita (right twist stance), de frente para 12:00 horas.

11. Rotacione (pivot) sua postura para base neutra direita, de frente para 12:00 horas.

12. Recue seu pé direito para 6:00 horas em base torcida esquerda (left twist stance), de frente para 12:00 horas.

13. Rotacione (pivot) sua postura para base neutra esquerda (left neutral bow), de frente para 12:00 horas.

14. Rotacione (pivot) sua postura para base reversa esquerda (left reverse bow), de frente para 12:00 horas.

15. Rotacione (pivot) sua postura para do arqueiro esquerda (left forward bow), de frente para 12:00 horas.

16. Mude sua postura para base neutra direita (right neutral bow) movendo seu pé de trás para frente e seu pé da frente para trás.

17. Rotacione (pivot) sua postura para base reversa direita (right reverse bow), de frente para 12:00 horas.

18. Rotacione (pivot) sua postura para do arqueiro direita (right forward bow), de frente para 12:00 horas.

19. Rotacione (pivot) sua postura para base torcida rotacional direita (right front rotating twist stance), de frente para 12:00 horas.

20. Avance seu pé esquerdo para 12:00 horas em base do cavaleiro esquerda (left fighting horse stance) de frente para 12:00 horas.

21. Rotacione (pivot) sua postura para base torcida rotacional esquerda (left front rotating twist stance), de frente para 12:00 horas.

22. Rotacione (pivot) sua postura para base neutra esquerda (left neutral bow), de frente para 12:00 horas.

23. Mova seu pé esquerdo para 9:00 horas em base do cavaleiro (horse stance), de frente para 12:00 horas.

24. Deslize seu pé esquerdo de encontro ao seu pé direito em postura de atenção (attention stance).

Final: Base do cavaleiro, posição de meditação (meditating horse stance), posição natural (attention stance), saudação (bow).

Forma:

Forma Curta 2 - Short Form 2

Conjunto 1:

a- Avance seu pé direito para 12:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) enquanto executa com o braço direito um bloqueio interno (right inward block) juntamente com sua mão esquerda em posição de controle (checking) junto ao plexo solar.

b- Execute com a mão direita um golpe de faca de mão externo (right outward handsword), diagonal e na altura do pescoço.

Conjunto 2:

a- Avance seu pé esquerdo para 12:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio interno (left inward block) juntamente com sua mão direita em posição de controle (checking) junto ao plexo solar.

b- Execute com a mão esquerda um golpe de faca de mão externo (left outward handsword), diagonal e na altura do pescoço.

Conjunto 3:

a- Deslize (slide) seu pé esquerdo em direção ao seu pé direito em base do gato transitória direita – 45º (rigt cat stance). Sua mão direita deve estar armada com a palma voltada para cima, abaixo da sua mão esquerda, junto ao lado direito do quadril. Sua mão esquerda deve estar armada junto ao lado direito do quadril com a palma para baixo, acima da mão esquerda.

b- Sem perda de movimento recue seu pé esquerdo para 9:00 horas em base reversa esquerda (left reverse bow) e rotacione (pivot) sua postura em sentido anti-horário para base neutra esquerda (left neutral bow) enquanto executa com a mão esquerda um bloqueio externo vertical (left vertical outward block) e com a mão direita um soco reto (right straight punch) na altura do ombro de frente para 9:00 horas.

Conjunto 4:

a- Deslize (slide) seu pé direito em direção ao seu pé esquerdo em base do gato transitória esquerda – 45º (left cat stance). Sua mão esquerda deve estar armada com a palma voltada para cima, abaixo da sua mão direita, junto ao lado esquerdo do quadril. Sua mão direita deve estar armada junto ao lado esquerdo do quadril com a palma para baixo, acima da mão direita.

b- Sem perda de movimento recue seu pé esquerdo para 3:00 horas em base reversa direita (right reverse bow) e rotacione (pivot) sua postura em sentido horário para base neutra direita (right neutral bow) enquanto executa com a mão direita um bloqueio externo vertical (right 31 vertical outward block) e com a mão esquerda um soco reto (left straight punch) na altura do ombro de frente para 9:00 horas.

Conjunto 5:

a- Recue seu pé esquerdo para 4:30 horas em base torcida esquerda para trás (left rear twist stance) e sem perda de movimento rotacione (pivot) sua postura em sentido anti-horário, descendo em base de joelho aberta esquerda (left wide kneel) de frente para 6:00 horas enquanto executa com a mão esquerda um bloqueio superior (left upward block) juntamente com um martelo vertical para baixo com dedo médio sobreposto com a mão direita (right vertical downward midle knukle hammer ).

Conjunto 6:

a- Recue seu pé direito para 12:30 horas em base torcida direita para trás (right rear twist stance) e sem perda de movimento rotacione (pivot) sua postura em sentido horário, descendo em base de joelho aberta direita (right wide kneel) de frente para 12:00 horas enquanto executa com a mão direita um bloqueio superior (right upward block) juntamente com um martelo vertical para baixo com dedo médio sobreposto com a mão esquerda (left vertical downward midle knukle hammer ).

Conjunto 7:

a- Movimente sua perna esquerda em “V” (base do gato transitória – transitory cat stance) para 4:30 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) enquanto executa simultaneamente com o braço direito um bloqueio inferior interno com a palma da mão voltada para fora (right inside downward block – palm up) juntamente com um bloqueio inferior (left inward block) com a mão esquerda.

b- Avance sua perna direita para 4:30 em base neutra direita (right neutral bow), enquanto executa simultaneamente com o braço direito um golpe com a palma da mão (right thrusting heel palm) na altura do rosto juntamente com sua mão esquerda em posição de controle (checking) horizontal na altura do seu plexo solar (abaixo do seu cotovelo direito).

Conjunto 8:

a- Movimente sua perna direita em “V” (base do gato transitória – transitory cat stance) para 7:30 horas em base neutra direita (right neutral bow) enquanto executa simultaneamente com o braço esquerdo um bloqueio inferior interno com a palma da mão voltada para fora (left inside downward block – palm up) juntamente com um bloqueio inferior (right inward block) com a mão direita.

b- Avance sua perna esquerda para 7:30 em base neutra esquerda (left neutral bow), enquanto executa simultaneamente com o braço esquerdo um golpe com a palma da mão (left thrusting heel palm) na altura do rosto juntamente com sua mão direita em posição de controle (checking) horizontal na altura do seu plexo solar (abaixo do seu cotovelo esquerdo).

Conjunto 9:

a- Transfira o peso do seu corpo para a perna esquerda enquanto rotaciona em sentido horário sua postura para base do gato direita 45º (right cat stance) de frente para 1:30. Simultaneamente execute com o braço esquerdo um bloqueio interno enquanto sua mão direita fica armada com a palma voltada para cima, junto ao lado esquerdo do peito.

b- Deslize seu pé direito para 1:30 horas em base neutra direita (right neutral bow) e simultaneamente execute com o braço direito um bloqueio externo estendido enquanto sua mão esquerda fica armada com a palma voltada para cima, junto ao lado esquerdo do peito.

c- Rotacione sua postura para base transitória do arqueiro direita (right forward bow) de frente para 1:30 e execute com seu braço esquerdo um soco de meio punho (left snapping half-fist punch) com a palma da mão voltada para baixo e sem perda de movimento rotacione (pivot) sua postura para base neutra direita (right neutral bow) retornando seu punho esquerdo para junto ao lado esquerdo do seu peito.

Conjunto 10:

a- Transfira o peso do seu corpo para a perna direita enquanto rotaciona sua postura em sentido anti-horário deslizando seu pé esquerdo para 10:30 em base do gato esquerda 45º (left cat stance) de frente para 10:30. Simultaneamente execute com o braço direito um bloqueio interno enquanto sua mão esquerda fica armada com a palma voltada para cima, junto ao lado esquerdo do peito.

b- Deslize seu pé direito para 10:30 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) e simultaneamente execute com o braço esquerdo um bloqueio externo estendido enquanto sua mão direita fica armada com a palma voltada para cima, junto ao lado direito do peito.

c- Rotacione sua postura para base transitória do arqueiro esquerda (left forward bow) de frente para 10:30 e execute com seu braço direito um soco de meio punho (right snapping half-fist punch) com a palma da mão voltada para baixo e sem perda de movimento rotacione (pivot) sua postura para base neutra esquerda (left neutral bow) retornando seu punho direito para junto ao lado direito do seu peito.

Fechar: Alinhe seu pé direito com o esquerdo em base de meditação, de frente para 12:00 horas e execute a saudação completa.