Left Right

Faixa Amarela

Se o American Kenpo pudesse ser conhecido por apenas uma coisa, seriam nossas técnicas de defesa pessoal. O que pode parecer extremamente violento para aqueles que não estão familiarizados com a arte, são técnicas de Kenpo extremamente bem fundamentada, pensadas como sequencias combativas que auxiliam o estudante no preparo para qualquer situação de confronto.

Eu ensino essas técnicas não para ensinar as técnicas, mas para os princípios que estão envolvidos nas técnicas.
Ed Parker – Black Belt – Nov. 1985

 

Lema:
“Eu venho ao seu encontro apenas com Karate, as minhas mãos vazias. Não tenho armas. Mas caso seja obrigado a defender-me, a lutar por meus princípios ou minha honra; caso seja uma questão de vida ou morte; de certo ou de errado; então aqui estão as minhas armas: Karate, minhas mãos vazias.”
Ed Parker

 

Técnicas de Defesa Pessoal:

1 – Espada Atrasada - Delayed Sword
Ataque: Pegada na lapela do kimono com a mão direita – soco reto com a mão direita

1- Postura natural, recue com sua perna esquerda em base neutra enquanto executa com o braço direito um bloqueio interno (right inward block) na parte interna do antebraço do oponente. Mantenha sua mão esquerda em guarda próxima a seu plexo solar.

2- Imediatamente execute (de sua base neutra direita) com a perna direita um chute frontal brusco (snap ball kick) no genital do seu oponente.

3- Enquanto retorna seu pé direito ao ponto de origem execute um golpe externo com a faca da mão direita (right outward handsword) na lateral direita do pescoço do seu oponente.

2 – Gêmeos Agressivos - Agressive Twins
Ataque: Empurrão com as duas mãos

1. Postura natural, recue com sua perna esquerda em base neutra enquanto executa com o braço direito um bloqueio interno (right inward block) na parte externa do braço esquerdo do oponente. Mantenha sua mão esquerda em guarda enquanto executa esta ação.

2. De sua base neutra direita, imediatamente execute com a perna direita um chute com a faca do pé (right side kick) horizontalmente através do joelho esquerdo do oponente.

3. Plante seu pé direito novamente em sua posição original (ultima posição) e execute com a perna esquerda um chute frontal (left ball kick) no externo do oponente.

4. Plante seu pé esquerdo em 1:00 hora em base neutra.

3 – Espada da Destruição - Sword of Destruction
Ataque: Soco circular esquerdo avançando

1- Postura Natural, recue sua perna esquerda em base neutra direita enquanto executa com o braço direito um bloqueio externo estendido (right outward extended block) na parte interna do braço esquerdo do seu oponente (altura do pulso). Mantenha sua mão esquerda em guarda na altura do plexo solar durante esta ação.

2- De sua base neutra, imediatamente execute com a perna direita um chute frontal brusco com o ante-pé (snapping ball kick) no genital do seu oponente.

3- Enquanto retorna seu pé direito ao Ponto de Origem, execute um golpe interno com a faca da mão direita na parte lateral esquerda do pescoço do seu oponente (right inward hand sword).

4 – Martelo Defletor - Deflecting Hammer
Ataque: Chute frontal com a perna direita

1. Postura Natural, recue sua perna esquerda em base neutra direita enquanto executa com o braço direito um bloqueio diagonal externo baixo (right diagonal downward outward block) na parte externa da perna direita do seu oponente.

2. De sua base neutra direita, execute com a mão esquerda um bloqueio interno ou controle (check)) no braço direito do seu oponente.

3. Imediatamente dê um sobrepasso (push-drag) enquanto executa uma cotovelada horizontal interna (right inward horizontal elbow) no rosto do seu oponente, ou costelas dependendo da circunstancia.

5 - Separando o Ramo - Spreading Branch
Ataque: Abraço posterior, braços presos

1. Postura Natural, recue sua perna direita para 7:30 em base do arqueiro esquerda (left forward bow) para desestabilizar (buckle) a perna esquerda do oponente (de dentro para fora). Simultaneamente segure (pin) com sua mão esquerda ambas as mãos do oponente enquanto executa com o braço direito um martelo (hammer fist strike) em seu genital.

2. Com o oponente reagindo ao golpe recebido e soltando o agarramento, execute com o braço direito um golpe com as costas da mão em seu rosto e com suas duas mãos (mão esquerda – lateral esquerda, mão direita – lateral direita) agarre a parte de trás da cabeça do oponente. Sem perda de movimento puxe a cabeça do oponente para baixo enquanto executa com a perna direita uma joelhada em seu rosto.

3. Ao plantar seu pé direito a frente em 1:00 hora, com sua mão esquerda puxe a cabeça do oponente para baixo enquanto seu braço direito circula em sentido anti-horário.

4. Ao plantar seu pé no chão, conclua seu movimento anti-horário com uma cotovelada vertical para baixo na parte superior da espinha do seu oponente.

6 – O Abraço da Morte - Grasp of Death
Ataque: Chave de cabeça, flanco esquerdo com o braço direito

1- Com seu oponente no flanco esquerdo, aprisionando sua cabeça com o braço direito, gire a cabeça para a esquerda e comprima seu queixo contra o peito (para manter a respiração). Simultaneamente agarre o pulso direito do oponente com sua mão direita enquanto sua mão esquerda pinça os nervos atrás da coxa da perna direita do oponente (ou golpeia verticalmente para cima com o reverso da faca da mão (upward reverse hand sword) os testículos do seu oponente, agarrando, apertando e puxando).

2- Com o oponente reagindo ao golpe recebido e relaxando o aprisionamento, livre sua cabeça da chave aplicada e avance sua perna esquerda em base neutra através de 12:00 horas (ao redor e para frente da perna direita de seu oponente). Durante esta ação (mantenha o aprisionamento do pulso direito) e execute um golpe com a parte interna do seu antebraço esquerdo (left inward forearm srtike) no cotovelo direito de seu oponente, combinando este movimento com uma puxada contra seu pulso direito. Esta ação visa quebrar o braço direito do seu oponente, fazendo-o dar um passo a frente com a perna esquerda e curvar-se abaixo da sua cintura.

3- Solte sua mão direita enquanto sua mão esquerda controla (pressionando para baixo) o braço direito do seu oponente. Sem perda de movimento, execute com o braço direito um soco na lateral direita do maxilar do seu oponente.

7 – Controlando a Tempestade - Checking the Storm
Ataque: Golpe frontal descendente com bastão

1- Postura natural, mova seu pé direito para 3:00 horas em base do Cavaleiro (horse stance) enquanto executa com o braço direito um desvio interno (inward parrie) na parte interna do braço esquerdo do seu oponente. Sem perda de movimento, deslize sua perna esquerda para base de gato 45º (cat stance) enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio externo estendido com a mão aberta no braço direito do oponente. Durante o fluxo natural de movimentos, sua mão direita procede a esquerda durante o desvio (parry) e termina aberta em guarda, em frente ao seu plexo solar.

2- Da base de gato em 45º execute com a perna esquerda um chute frontal brusco com o ante-pé (snapping ball kick) no genital do seu oponente.

3- Plante seu pé esquerdo em direção às 12:00 horas (ajustando a distancia de acordo com o necessário) e imediatamente execute (avançando) com a perna direita um chute com a faca do pé (right step-through side kick) no joelho direito do seu oponente.

4- Plante seu pé direito em direção as 11:00 horas e execute um golpe externo com as costas da mão (right back Knukle) na têmpora esquerda do seu oponente. Mantenha sua mão esquerda em guarda na altura do plexo solar durante esta ação.

8 – Clava de Agressão - Mace of Aggression
Ataque: Agarramento frontal nas lapelas com as duas mãos

1- Postura natural, ao ser agarrado com as duas mãos na lapela e puxado em direção ao oponente, execute com a perna direita uma pisada na parte interna da perna direita do oponente. Simultaneamente execute com o braço direito um martelo diagonal para baixo (de 1:00 para 7:00 horas) no rosto do seu oponente. Mantenha seu braço esquerdo controlando os braços do oponente durante esta ação.

2- Continue o movimento, transformando o golpe efetuado com o braço direito em um golpe interno horizontal para baixo com o antebraço, a fim de curvar seu oponente para frente.

3- Execute com o braço direito uma cotovelada interna horizontal (right inward horizontal elbow) na lateral esquerda do maxilar do seu oponente.

4- Imediatamente retorne com uma cotovelada externa horizontal direita (right outward horizontal elbow) na lateral direita do maxilar do seu oponente. Se necessário, dê um sobrepasso para ajustar a distancia.

9 – Clava Atacante - Atacking Mace
Ataque: Soco frontal direito avançando

1. Postura Natural, recue seu pé direito em base neutra esquerda (left neutral bow) enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio interno (left inward block) na parte externa do antebraço direito do oponente.

2. Rotacione em base do arqueiro esquerda enquanto executa com o braço direito um soco direto (right thrust punch) nas costelas do oponente, mantendo sua mão esquerda em posição para atuar como controle (check).

3. Siga a ação executando com a perna direita um chute frontal avançando (right front kick) no plexo solar do oponente enquanto sua mão direita controla o lado externo do braço direito do oponente. Mantenha sua mão esquerda na lateral esquerda do seu quadril para atuar como controle (check).

4. Plante seu pé direito em direção às 12:00 horas e execute com o braço esquerdo um soco no rim direito do seu oponente. Mantenha o braço de seu oponente preso enquanto executa estas ações.

10 - Saída Intelectual - Intellectual Departure
Ataque: Chute frontal direito avançando

1. Postura natural, recue seu pé esquerdo em 4:30 horas enquanto rotaciona sua postura para base direita reversa do joelho fechado (right reverse close kneel) e executa com o braço direito um bloqueio baixo interno com a palma da mão para 10 baixo (right inside downward block) (indo das 2:00 para às 7:00 ), na parte interna da perna direita do oponente. Mantenha sua mão esquerda em guarda do lado direito do seu rosto.

2. De sua base direita reversa do joelho fechado (right reverse close kneel) execute sem perda de movimento com a perna direita um chute de costas (right back thrust kick) no genital do seu oponente.

3. Plante seu pé direito em 13:00 horas (ou ajuste-o caso necessário) enquanto rotaciona sua postura para em base neutra direita (righ tneutral bow) e executa com o braço direito um golpe com as costas da mão (right back-knuckle) na têmpora do oponente.

4. Mantendo a mão esquerda em guarda (checking) na altura do rosto, dê um sobrepasso (movendo a perna esquerda) e execute com a perna direita um chute com a faca do pé (right side kick) na parte interior da perna esquerda do oponente.

11 – Clavas Alternadas - Alternating Maces
Ataque: empurrão no peito com as duas mãos

1. Postura natural, recue com sua perna esquerda em base neutra enquanto executa com o braço direito um bloqueio interno (right inward block) na parte externa do braço esquerdo do oponente. Mantenha sua mão esquerda em guarda enquanto executa esta ação. 2- Rotacione sua postura para base do arqueiro direita (right forward bow) e simultaneamente execute com o punho esquerdo um soco vertical (left vertical punch) no estômago do seu oponente enquanto posiciona sua mão direita na altura do ombro esquerdo.

3- Sem perda de movimento agarre o braço esquerdo do seu oponente com sua mão esquerda para obter controle (check) e simultaneamente puxe-o diagonalmente para baixo. Avance com um sobre-passo (Step-Drag) mantendo a base em arqueiro (forward bow) e execute um golpe com as costas da mão direita (right snapping back knuckle) na fronte direita de seu oponente.

12 – Ramos Capturados - Captured Twigs
Ataque: abraço por trás, mãos presas

1- Quando seu oponente atacar com um abraço pelas costas (rear bear hug) prendendo seus braços, mova seu pé esquerdo para 9:00 horas em base do cavaleiro (horse stance) e execute com seu punho direito um martelo para trás (right back hammerfist) nos genitais do seus oponente.

2- Imediatamente deslize seu pé direito para base do gato (cat stance), girando 90 graus e ficando frente para 3:00 horas enquanto seus braço esquerdo se livra do braço direito do oponente e fica em guarda na altura do rosto. Simultaneamente a esta ação, sua mão direita protege seu genital enquanto se livra do braço esquerdo do oponente.

3- Execute com seu calcanhar direito uma pisada na parte interna do pé esquerdo do oponente e sem perda de movimento mova seu pé direito para as 4:00 horas enquanto executa com o braço direito uma cotovelada obscura no queixo do seu oponente

13 – Espada e Martelo - Sword and Hammer
Ataque: Pegada no ombro direito pelo flanco

1- Quando seu oponente atacar pelo seu flanco direito (posicionado entre 3:00 e 4:00 horas) com uma pegada em seu ombro, segure (pin) com a sua mão esquerda a mão direita do seu oponente. Simultaneamente mova seu pé direito em base neutra (right neutral bow) para 3:00 horas e execute com o braço direito um com a faca da mão (right outward hand sword) na garganta do seu oponente.

2- Siga a ação executando com o braço direito uma martelo para trás (righ back hammerfist) no genital do seu oponente. Mantenha a mão esquerda do seu oponente segura (pin) durante todos os movimentos.

Forma Curta 1 - Short Form 1

1. Saindo da base de meditação (meditating horse stance), recue seu pé esquerdo para 6:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) (frente para 12:00 horas) e execute com o braço direito um bloqueio Interno (right inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (Left Rear Elbow).

2. Recue seu pé direito para 6:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow), e execute com o braço esquerdo um bloqueio interno (left inward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right rear elbow).

3. Mova seu pé direito para 1:30 horas (cover step) enquanto executa um desvio direito interno (right inward parry) e ajusta sua base em sentido anti-horário (frente 9:00 horas) em base neutra esquerda (left neutral bow). Seguindo este movimento execute com o braço esquerdo um bloqueio Interno (left outward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito (right rear elbow).

4. Recue seu pé esquerdo para 3:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) (frente para 9:00 horas) enquanto executa com o braço direito um bloqueio interno (right outward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left rear elbow).

5. Mova seu pé direito para 7:30 (cover step) enquanto executa com o braço direito um bloqueio interno (right inward block) ajustando sua base em sentido anti-horário 14 para ficar de frente para 3:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow). Seguindo este movimento execute com o braço esquerdo um bloqueio superior (Left Upward Block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito.

6. Recue seu pé esquerdo para 9:00 horas em base neutra direita (right neutral bow) (frente para 3:00 horas) enquanto executa com o braço direito um bloqueio superior (Right Upward Block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left rear elbow).

7. Mova seu pé esquerdo para 1:30 horas ajustando sua base em sentido horário para 6:00 em base neutra direita (right neutral bow) e execute com o braço direito um bloqueio para baixo (right downward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço esquerdo (left rear elbow).

8. Recue seu pé direito para 12:00 horas em base neutra esquerda (left neutral bow) de frente para 6:00 enquanto executa com o braço esquerdo um bloqueio para baixo (left downward block) juntamente com uma cotovelada para trás com o braço direito.

9. Gire em sentido horário seu pé esquerdo para 12:00 horas voltando para a base de meditação (meditating horse stance).

Conjunto de Bloqueios - Blocking Set/Star Block

Lado Direito Saindo da base de meditação (meditating horse stance) para base do cavaleiro (horse stance) com os punhos na cintura, execute:

1. Bloqueio Superior (Right Upward Block )

2. Bloqueio Interno Vertical (Right Inward Vertical Block )

3. Bloqueio Externo Extendido (Right Outward Extended Block )

4. Bloqueio Para baixo (Right Downward Block )

5. Cotovelada para trás (Right Rear Elbow )

6. Bloqueio Espalmando (Right Pushdown Block)

7. Cotovelada para trás (Right Rear Elbow ) Lado Esquerdo

8. Bloqueio Superior (Left Upward Block )

9. Bloqueio Interno Vertical (Left Inward Vertical Block )

10. Bloqueio Externo Extendido (Left Outward Extended Block)

11. Bloqueio Para baixo (Left Downward Block )

12. Cotovelada para trás (Left Rear Elbow )

13. Bloqueio Espalmando (Left Pushdown Block)

14. Cotovelada (Left Rear Elbow ) Ambos os Lados

15. Bloqueio Superior Direito, Bloqueio Superior Esquerdo;

16. Bloqueio Interno Vertical Direito, Bloqueio Interno Vertical Esquerdo;

17. Bloqueio Externo Estendido Direito, Bloqueio Externo Estendido Esquerdo;

18. Bloqueio Para baixo Direito, Bloqueio Para baixo Esquerdo;

19. Cotovelada paras trás direita, Cotovelada para trás Esquerda;

20. Bloqueio Espalmando Direito, Bloqueio Espalmando Esquerdo;

21. Cotovelada Direita, Cotovelada Esquerda; 22. Retorne para base de meditação e feche.

Princípios:

1.Back-Up Mass (Massa de Apoio)

2.Economy of Motion (Economia de Movimento)

3.Marriage of Gravity (Casamento com a Gravidade)

4.Torque

5.Timing